A pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pelo site Diário MS News e realizada nos dias 2 e 3 de agosto de 2023, junto a 500 moradores de Caracol, com 16 anos ou mais de idade, revelou que a administração do prefeito Neco Pagliosa (PSDB) é considerada boa ou ótima para 80,4% da população.
O levantamento apontou ainda que só 10% dos entrevistados consideram o gestor municipal como regular e apenas 5,1% da população disse que Neco Pagliosa é ruim ou péssimo, enquanto 4,4% não sabe ou não respondeu. Para a amostra de 500 entrevistas o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5%, para mais ou para menos.
Câmara Municipal
Já a avaliação da Câmara Municipal de Caracol aponta que a Casa de Leis é considerada boa ou ótima para 40,2% dos entrevistados, regular para 28,6% e ruim ou péssima para 21%, sendo que 10,2% não sabem ou não responderam.
O Instituto também levantou quem são os vereadores mais atuantes do município e Magaly Godoy lidera com 8,4%, seguida por Tico, com 6,6%, Talles Leite, com 5,4%, Meire Vieira, com 4%, Preguinho, com 3,6%, Lidiane Lopes, com 2,8%, Luiz Jarson, com 2%, Willian Pachecon, com 1,4%, e Haroldo Franco, com 1,2%, sendo que 64,6% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Governador Riedel
A avaliação do governador Eduardo Riedel (PSDB) no município é considerado bom ou ótimo para 61,2% dos entrevistados, enquanto 21% disseram que é regular e 12,4% opinaram que é ruim ou péssimo, sendo que 5,4% não sabem ou não responderam.
Presidente Lula
Com relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 43% dos entrevistados consideraram a gestão dele boa ou ótima, 31,2% disseram que é regular e 20% afirmaram que é ruim ou péssima, sendo que 5,8% não sabem ou não responderam.
Principais problemas
O Instituto Ranking Brasil Inteligência ainda levantou quais são os maiores problemas do município de Caracol e a maioria dos entrevistados apontou que é saúde pública e a falta de médicos e remédios, que obteve 25,4%. Depois, aparecem a falta de emprego e renda, com 15,6%, falta de asfaltar as ruas e tapar os buracos das asfaltas, com 10,4%, falta de limpeza pública, com 10%, falta de construção de casas populares, com 9%, queda constante de energia elétrica, com 8,4%, falta de cursos superiores, com 7,8%, e falta de segurança pública e policiamento, com 6,4%.
Ainda apareceram a falta de manutenção de estradas e pontes, com 5,6%, falta de iluminação pública, com 4,8%, falta de ajuda aos assentamentos, com 4,4%, falta de lazer, eventos e cultura, com 4,2%, melhorar os sinais de Internet e de celular, com 3,4%, e falta de acolhimento para cachorros e gatos de rua, com 2%, sendo que 1,8% citaram outros problemas e 5,6% não sabem ou não quiseram responder.
Principais avanços
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também apurou os principais avanços do município de Caracol e a maioria dos entrevistados apontou que é a melhoria do asfalto e recapeamento, que alcançou 45,6%. Depois os entrevistados citam que melhorou a gestão pública, com 18%, que melhorou a infraestrutura, com 10,4%, que melhoraram as escolas, com 7,2%, que fez mais obras e reformas, com 6%, e que melhorou o saneamento básico, com 5,2%, sendo que 4,2% citaram outros avanços e 3,4% não sabem ou não quiseram responder.