Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e as penalidades para a prática das queimadas ao ar livre, principalmente no período de estiagem, a prefeitura de Dourados inicia a campanha ‘Agosto sem Cinza’, de prevenção e conscientização aos riscos de queimadas.
Estão previstas panfletagens neste sábado entre 9 e 10 horas na região central da cidade. Também está programada uma distribuição de mudas.
As atividades são desenvolvidas pela Defesa Civil junto aos seus voluntários, Guarda Municipal Ambiental, Corpo de Bombeiros, Imam e as crianças do grupo de escoteiros São Jorge e do projeto Bombeiros do Amanhã.
De acordo com informações da Guarda Municipal, provocar queimadas ao ar livre sem a devida autorização, sejam urbanas ou rurais, é infração ambiental e tanto pessoas físicas quanto jurídicas são puníveis.
Conforme o artigo 19 da Lei 440/22, a multa nesse caso pode ser de 3.000 a 24.000 Uferms, o que convertido para o real, pode chegar a quase R$ 1,14 milhão.
De janeiro a julho deste ano a Guarda Municipal recebeu 49 denúncias de queimadas. O número é menor que o mesmo período no ano passado, onde a estiagem durou mais tempo e foram registradas 63 notificações.
Rodrigo Vitorino da Cruz, coordenador da Defesa Civil, ressalta que Dourados está há 22 dias sem chuvas. Esse período de estiagem, somado a baixa umidade do ar e as altas temperaturas trazem riscos à saúde.
Nos próximos dias as ações educativas serão realizadas nas rodovias da região de Dourados. “É necessário conscientizar a população dos riscos que as queimadas neste período podem causar, além da importância de evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, manter ambientes umedecidos e ingerir bastante líquido, para evitar problemas de saúde”, alerta.
Denúncias sobre queimadas podem ser realizadas através dos telefones 153 (GM), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).