A Superintendência Viário da secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog) reforçou que as obras de melhorias anunciadas para o aeroporto estadual de Bonito não irão interferir na parte operacional do aeródromo, que manterá seus voos normais durante as intervenções, as quais vão ocorrer fora da faixa de segurança da pista de pouso e decolagem.
A informação tranquiliza o trade turístico da região da Serra da Bodoquena e as agências e operadores que trabalham os destinos de Bonito, Jardim e Bodoquena. A Capital do Ecoturismo está conectada com os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas), com voos semanais regulares das companhias Gol e Azul.
Os novos investimentos do Governo do Estado, no valor de R$ 414 mil, incluem a limpeza das valas de drenagem e a instalação de 300 metros de alambrado na área operacional, melhorias que atendem as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), garantindo a segurança e eficiência do tráfego aéreo. Os serviços devem começar nas próximas semanas, após a assinatura do documento que libera o início das obras.
Segundo o superintendente Viário e coordenador de Transporte Aéreo da Seilog, Derick Machado, o Governo do Estado, reconhecendo o aeroporto de Bonito como ponto estratégico para o desenvolvimento econômico e turístico da região, tem destinado importantes recursos para obras nas áreas operacionais e estruturantes, adequando o equipamento para receber grandes aeronaves.
Mudança de categoria
“Em parceria com a secretaria de Aviação Civil (SAC), o aeroporto passou por uma reforma e ampliação da Seção Contra Incêndio e pela instalação de PAPIs (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) nas duas extremidades da pista de pouso e decolagem. Além disso, neste ano, já foi entregue a obra de substituição da cobertura do terminal de passageiros?, destaca o superintendente.
Ao longo dos últimos anos, a estrutura ainda recebeu uma série de aportes do governo estadual para instalar novos equipamentos e realizar reformas em áreas internas e externas, que atendem os padrões da Anac e do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
As melhorias fizeram com que o aeroporto avançasse da categoria 3C VFR (Visual) para 3C IFR (Instrumento), potencializando o número de voos e garantindo operações mais seguras.
“Com isso, o Aeroporto de Bonito fortalece sua posição como um hub crucial para o turismo regional, assegurando que visitantes possam explorar as maravilhas de Bonito com mais facilidade e segurança”, completa Derick.
Mín. 22° Máx. 37°