Começa nesta sexta-feira (25) a etapa regional da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica 2023, no Ginásio Moreninho. Cerca de 100 equipes com alunos do ensino básico das redes pública e privada de Mato Grosso do Sul participam da competição. A entrada é gratuita e aberta para o público em geral.
Nesta etapa, participam equipes de estudantes e professores dos municípios de Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Japorã, Jardim, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Terenos e Três Lagoas.
Criada em 2007, a OBR é o maior evento de robótica da América Latina e tem como objetivo estimular os estudantes da educação básica às carreiras científico-tecnológicas, além de classificar equipes para a RoboCup, maior competição de robótica do mundo.
Vale ressaltar que a Olimpíada é dividida em duas modalidades: prática e teórica. A primeira acontece por meio de competições regionais que classificam as equipes para a etapa nacional, já a teórica é realizada nas escolas.
Na modalidade prática, robôs autônomos, desenvolvidos pelas equipes de estudantes, devem realizar uma operação de resgate sem qualquer interferência humana em um terreno com obstáculos.
O robô deve ser ágil para superar os campos irregulares, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas de um desastre. A competição possui três níveis: o nível 0, para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental; nível 1, para estudantes do 1º ao 8º ano do ensino fundamental e o nível 2, para estudantes do 8º ao 9º ano do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio ou técnico. Os alunos competem com tutoria de professores ou cientistas.