Policial Policial
Justiça decide deixar preso homem que matou ex-esposa com facada no pescoço
Mulher foi assassinada na frente de casa, nove dias depois de pedir medida protetiva contra o ex
31/08/2023 10h59
Por: Tribuna Popular Fonte: Campo Grande News
- Alessandra em foto publicada no Facebook. (Foto: Redes sociais)

A Justiça decidiu deixar Eurico Costa Machado, de 50 anos, atrás das grades. Na manhã de terça-feira (29), ele matou a ex-esposa, Alessandra da Penha Cardoso, 42, com uma facada no pescoço. O crime ocorreu na cidade de Paranaíba, a 422 km de Campo Grande.


Eurico Machado foi preso em flagrante e confessou o crime. Na audiência de custódia, realizada na tarde desta quarta-feira (30), o juiz decretou a prisão preventiva, ou seja, por tempo indeterminado, devido à gravidade dos fatos.


De acordo com a delegada Eva Maira Cogo, o casal estava separado há poucos dias e Alessandra procurou, no dia 20 de agosto, a 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade para registrar um boletim de ocorrência contra o ex-marido. No dia seguinte, foi feito o pedido de medida protetiva que foi deferido na mesma data.


Três dias depois, dia 24 de agosto, Eurico recebeu a intimação sobre a medida protetiva e, ontem, foi até a casa de Alessandra e cometeu o crime. “Ele ficou escondido em um salão comercial que fica na garagem da casa e esperou o filho da vítima sair. O rapaz sai de motocicleta e 30 segundos depois a mulher sai pelo portão já ferida no pescoço”, disse a delegada da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Paranaíba.


Ainda conforme Eva, o crime aconteceu no quarto da vítima, que fica nos fundos da casa. O autor sai do local logo depois de Alessandra, mas segue em sentido oposto, pulando muro das residências vizinhas. “Nesse tempo de fuga, a população entrou em contato com a Polícia Militar pelo 190, o que ajudou muito. Ele já havia trocado de roupa, mas não negou o crime”, apontou a responsável pela investigação.


Eurico acabou preso em flagrante pela Polícia Militar e no carro dele foi encontrada grande quantidade de dinheiro, um celular novo e algumas malas no carro do autor. Ele confirmou que tinha intenção de fugir para Portugal, mas disse que falaria sobre o crime apenas nesta quarta-feira, pois não estava em condições ontem.


Para a delegada, os indícios são de que o crime foi premeditado por Eurico. Ela pediu a prisão preventiva do homem, que deve passar por audiência de custódia nesta tarde e depois deverá ser ouvido novamente na delegacia onde o caso é investigado. A cidade não registrava feminicídio há 3 anos e 4 meses.


Feminicídio - Alessandra acabou morrendo na Avenida Evaristo Pereira Ferreira. Ela sofreu um ferimento no pescoço e ainda conseguiu sair da casa onde tudo aconteceu. Equipe do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionada, mas a mulher não resistiu aos ferimentos. Eurico foi encontrado pulando o muro de uma residência e levado para a DAM.


Na hora do crime, apenas a vítima estava em casa, já que o filho havia saído para ir ao mercado. Quando o rapaz voltou, encontrou a mãe já morta e chegou a se machucar dando um soco em uma porta de vidro. Ele passou por atendimento médico.