A SES (Secretaria de Estado de Saúde) aprovou a oferta de Telediagnóstico em Eletrocardiograma na Rede de Atenção à Saúde para os municípios de Mato Grosso do Sul.
A oferta de telediagnóstico está definida pelo Ministério da Saúde como serviço que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação para realizar o apoio diagnóstico através das distâncias geográficas e/ou temporais.
Segundo a SES, a oferta tem objetivo principal de qualificar as ações da Atenção Primária à Saúde. Assim, a gestão municipal deverá organizar o fluxo dos atendimentos para melhor atender.
A solicitação do exame de ECG deve ser realizada, preferencialmente, por profissionais médicos e realizado por profissionais de saúde capacitados das equipes da Atenção Primária à Saúde e/ou Serviços Especializados e/ ou Serviços de Urgência, preferencialmente técnicos de enfermagem e/ou enfermeiros.
“O telediagnóstico em Eletrocardiograma amplia o acompanhamento do usuário com cardiopatias, qualifica o encaminhamento por meio da Plataforma Nacional, representando economia para o SUS e, principalmente, qualidade de vida para o usuário”, informa a SES.