Estamos na semana do feriado do Dia da Independência, quinta-feira, 7 de setembro! Para quem conseguiu negociar a sexta-feira no trabalho será uma boa oportunidade para uma viajada de quatro dias, emendando o sábado e o domingo. Neste caso, a viagem certamente foi planejada com antecedência, porque se deixou para fazer suas buscas em cima da hora dificilmente encontrará bons preços de passagens e hospedagens.
Afinal, no turismo os feriados são classificados como alta temporada, o que significa preços acima do normal. Se este foi o seu caso, ainda terá as opções de aceitar os valores cobrados e viajar para o destino desejado ou se programar para um bate e volta para lugares turísticos em Mato Grosso do Sul e próximos de Campo Grande.
Se mesmo assim o passeio ficar inviável economicamente, o jeito será se programar para aproveitar os próximos feriadões de 2023. O feriado nacional desta quinta-feira é o primeiro do segundo semestre. Depois, restarão mais três feriados prolongados, incluindo um estadual que emenda com um nacional, proporcionam um super feriado de pelo menos cinco dias, e o feriado do Dia de Finados, 02 de novembro.
Só não há muito tempo para se planejar e buscar os melhores preços, porque o super feriado já está batendo à nossa porta. Vai ser em outubro, mês que vem. É o feriado da celebração da criação de Mato Grosso do Sul (dia 11, uma quarta-feira), e o feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida (dia 12, quinta-feira).
O feriado duplo começará na quarta-feira e, quem conseguir emendar a sexta-feira, vai ter cinco dias de folga. Se não conseguir viajar em nenhum dos feriadões, contando com o 7 de Setembro, restará a chance de aproveitar o feriado do Dia de Finados, 2 de novembro, uma quinta-feira, o último feriadão nacional do ano. Na lista dos feriados do segundo semestre ainda tem o Dia da Proclamação da República em 15 de novembro, mas cai numa quarta-feira, sem chance de emendar.
Dia da Independência do Brasil - É considerado um dos feriados nacionais mais importantes do nosso calendário, comemorado em 7 de setembro. A data celebra o ato do Imperador D. Pedro I ao declarar a Independência do país em relação a Portugal, em 1822.
O ato histórico está registrado no quadro “Independência ou Morte", do artista e pintor Pedro Américo, em 1888. A obra é uma das mais famosas da história do Brasil e ilustra a imagem de D.Pedro I sob um cavalo, anunciando a Independência do Brasil. Hoje, a obra pode ser vista no Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP). Vale a pena incluir a visita se estiver em viagem pela capital paulista.