Enquanto vivia a infância no Bairro Cophatrabalho, em Campo Grande, Ana Beatriz Noel da Silva jamais imaginaria que um dia seria candidata cotada a Miss Brasil Europa em 2023. Ela trilhou esse caminho quando saiu de Mato Grosso do Sul para tentar se dar bem como modelo no outro lado do oceano.
Fisicamente, a candidata lembra a heroína Pocahontas, dos estúdios Disney. Em seu DNA, estão os genes de antepassados indígenas, japoneses e italianos. "Puxei mais o meu pai, que tem os dois primeiros no sangue", conta Ana.
Ela prefere ser chamada de Bia e assina o sobrenome Silva nos trabalhos, por considerá-lo o mais brasileiro. Concorrerá à coroa em 14 de outubro com outras brasileiras nascidas em Estados como Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Espírito Santo que também vivem fora do país de origem, igual a ela.
Campo-grandense de 21 anos, ela vive em Lisboa, a capital de Portugal, desde o ano passado. "Faz 1 ano e 5 meses que estou cá", diz, já como os portugueses.
Ela terá, ao todo, três meses para se preparar para o concurso. Enquanto isso, "muitas portas se abriram, muitas oportunidades", comemora Bia. Ela trabalha como modelo comercial e em figuração atualmente.
Mudança - A brasileira não tinha intenção de morar em Portugal, num primeiro momento. "Fui para conhecer o país e ficar um tempinho. Gostei bastante e resolvi ficar", relata.
Havia feito trabalhos na área da moda em Campo Grande, mas "nunca nada avançou como eu gostaria, até porque não tem muitas opções de agência", afirma. Assim, resolveu se dar uma segunda oportunidade em Portugal.
Foi primeiro uma amiga do trabalho que a convidou para entrar no Miss Brasil Europa 2023. "Fiquei um pouco interessada no assunto, mas não dei muita importância. Uns dias depois, fui em um salão de outra amiga fazer o cabelo, ela vira para mim e fala a mesma coisa. Achei muito legal e comecei a rir, mas pensei: 'se mais alguém falar a mesma coisa, eu entro nesse concurso'. Até que uns dias se passaram, uma outra pessoa veio até mim e falou para eu me inscrever. Aí, tomei a decisão", disse.
É a primeira vez que participa de um concurso de beleza. "Acho que vou aprender muito com essa nova etapa, quero muito ganhar essa coroa e representar o meu tão adorado estado de Mato Grosso do Sul e minha adorada cidade Campo Grande", resume.
Família e amigos do Brasil estão na torcida. Ela recebe todo o carinho, mas não pensa em deixar Portugal. "Adoro Lisboa e me sinto muito em casa, tanto pelas pessoas como pelo lugar, comida e clima maravilhoso. Os portugueses são pessoas boas e tranquilas", finaliza.