Cidades Cidades
Apagão de quase 13h transtornou dia de moradores e comércio de 3 cidades
Iniciou o restabelecimento da energia, a partir de 00h58, em Jardim, Guia Lopes e Porto Murtinho
05/09/2023 12h10
Por: Tribuna Popular Fonte: Campo Grande News
- Hóspedes de hotel em Porto Murtinho dormiram com vela, na madrugada desta terça-feira (Foto: Jairton Costa)

Quatro municípios de Mato Grosso do Sul que ficaram pelo menos 13 horas sem energia já tiveram o serviço restabelecido. A situação ocorreu por volta de 12h, devido a uma forte ventania, na tarde de segunda-feira (4).


De acordo com informações do meteorologista Natálio Abrahão, a velocidade do vento em Jardim atingiu 88 km/h; Maracaju, 54 km/h. Em Bonito, o vento atingiu 70 km/h e 370 raios, segundo Natálio.


Segundo nota da Energisa, foi necessário reforço de equipes no atendimento aos clientes de Jardim, Porto Murtinho e Guia Lopes da Laguna. Os trabalhos seguiram de forma ininterrupta até o início da madrugada desta terça-feira (5). A partir de 00h58, iniciou-se o restabelecimento da energia nos municípios atingidos, através de estruturas provisórias. Em Nioaque, segundo a concessionária, o serviço foi restabelecido, na maior parte da cidade, ainda ontem. Faltou luz também no Distrito de Vista Alegre, em Maracaju.


“Os reparos foram de alta complexidade e a dificuldade de acesso tornou a execução do serviço ainda mais desafiadora. O atendimento contou com suporte, inclusive, de maquinários pesados e guindaste para adequação das torres de transmissão, derrubadas pela força dos ventos”, diz parte da nota.


Na Rede Minas Farmácia, foi preciso fechar as portas mais cedo pela falta de energia. A auxiliar de farmácia Keliane Flores, de 32 anos, conta que hoje vai ter noção se algum remédio estragou.


“Como trabalhamos no comércio, tivemos que fechar as portas, não teve como fazer atendimento. Tem medicamento que fica na geladeira, vamos ver hoje se estragou”, comentou.


O fotógrafo Jairton Costa, que está a trabalho em Porto Murtinho, enfrentou dificuldades. “Estou desde sexta aqui [Porto Murtinho]. Para nós foi terrível, faltou internet, luz, nunca tinha passado por isso. Para todo mundo foi um transtorno. Era 18h estávamos deitados”, pontuou.


Sem internet e sem luz, ele conta que só conseguiu dar sequência no trabalho 1h, quando a energia voltou. Antes disso, precisou dormir com vela.


O município de Nioaque também ficou sem energia. A proprietária do Mercado União, Renata Nogueira, diz que por lá a luz voltou quase 17h, mas que na zona rural voltou somente durante a madrugada.