O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, foi uma das personalidades políticas agraciadas com o Prêmio Piraputanga de Turismo, em evento realizado na noite desta quinta-feira (21), em Bonito, que contou com a presença do ex-presidente do Brasil Michel Temer. Cintra recebeu o ilustre visitante no aeroporto da cidade e disse ao ex-presidente da gratidão de Mato Grosso do Sul e Porto Murtinho pela construção da ponte bioceânica sobre o Rio Paraguai.
“Temos uma admiração muito grande pela sua pessoa, como homem público e pela sua visão de estadista ao assinar o acordo bilateral com o Paraguai para a construção dessa ponte, que concretiza um sonho de todos nós que lutamos pela integração com os países vizinhos e a abertura desse corredor entre os oceanos Atlântico e Pacífico”, disse o prefeito murtinhense, em conversa com o ex-presidente no saguão do Hotel Marruá, onde se hospedaram.
Visita em outubro
Temer disse que estava muito feliz pela homenagem que também receberia no Prêmio Piraputanga e por tomar uma decisão, junto com o então presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez (Marito), que mudaria radicalmente os rumos da economia e do desenvolvimento de uma região próspera (a fronteira com o Paraguai), porém isolada. “Sei do empenho do prefeito para tornar realidade a Rota Bioceânica e estou aqui para aplaudi-lo nesse evento”, afirmou.
O ex-presidente confirmou sua visita a Porto Murtinho em outubro, juntamente com o ex-presidente paraguaio, para visitar o canteiro das obras da ponte internacional. Durante sua fala, na abertura do evento, Michel Temer, destacou que o projeto logístico para chegar aos portos do Pacífico, no Chile, vai promover um desenvolvimento extraordinário em todo o corredor, em especial em Porto Murtinho, citando também o crescimento do turismo interno.
Nova Porto Murtinho
Durante o encontro de Nelson Cintra com Temer, o engenheiro responsável pela obra da ponte em construção entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai) por um consórcio Brasil-Paraguai, o brasileiro Paulo Leitão detalhou o cronograma da construção, confirmando sua conclusão no início de 2025. Presente ao evento, o ex-ministro na gestão Temer, Carlos Marun, disse que o Estado e principalmente Porto Murtinho vão revolucionar o turismo com a rota.
A 7ª edição do Prêmio Piraputanga de Turismo ocorreu no salão de eventos do Hotel Marruá, com a presença de várias autoridades, além do ex-presidente da República, entre prefeitos, representantes do Governo MS e empresários. O prefeito Nelson Cintra recebeu a estatueta em madeira de uma piraputanga, símbolo de Bonito, das mãos do ex-ministro Carlos Marun. O prêmio também homenageou a empresária murtinhense Clívia Angelita Cangussu Heredia.
“Estou lisonjeado por ser homenageado em todas as edições desse prêmio criado pelo meu amigo Edinho Neves, um prêmio muito representativo ao reconhecer quem promove o desenvolvimento do turismo”, disse o prefeito. “Como foi citado durante o evento, a Rota Bioceânica vai promover um desenvolvimento sem precedentes em todo o Estado, mas, principalmente, em nossa Porto Murtinho. Estamos preparando a cidade para esse novo momento”, frisou.
Nelson Cintra participou do evento acompanhado da chefe de Gabinete, Cléia Lúcia Santos Acunha, e da assessora de projetos, Vivian Cruz.