A meteorologia indica que a segunda-feira será extremamente quente em Mato Grosso do Sul, com termômetros podendo passar da barreira dos 40ºC novamente. No domingo, as quatro maiores temperaturas do Brasil foram registradas no Estado.
Os índices foram de 42,1ºC em Paranaíba, Porto Murtinho e Três Lagoas, e 42ºC em Água Clara. Bataguassu chegou aos 40,8ºC. Em Campo Grande, a temperatura chegou aos 37,3ºC. A bolha de calor que se instala no Estado deve permanecer até o fim da tarde de terça-feira.
Campo Grande tem céu claro e registra 27ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima pode chegar aos 36ºC ao longo do dia.
Na região pantaneira, as máximas devem atingir os 42ºC em Porto Murtinho, 41ºC em Corumbá, Miranda e Aquidauana, e 40ºC em Coxim. No sul do Estado, a temperatura pode chegar aos 37ºC em Ponta Porã e 39ºC em Dourados.
Outras máximas para este início de semana são de 36ºC em Costa Rica, 38ºC em Nova Alvorada do Sul, 39ºC em Três Lagoas, Água Clara, Ivinhema, Naviraí, Maracaju, Nova Andradina, Bonito e Paranaíba.
As máximas previstas para terça-feira são de 37ºC em Campo Grande, 44ºC em Porto Murtinho, 42ºC em Três Lagoas, 41ºC em Corumbá e Coxim, 40ºC em Dourados, e 38ºC em Ponta Porã.
A umidade relativa do ar pode chegar aos 10% durante este período. A orientação é hidratar-se, evitar exposição ao sol e exercícios físicos nos momentos mais quentes do dia, e umidificar ambientes para minimizar os efeitos do tempo seco.
O calorão deve dar uma trégua na quarta-feira e as máximas devem ser ligeiramente menores, com previsão de 32ºC para Campo Grande, 25ºC em Ponta Porã, 26ºC em Porto Murtinho, 30ºC em Dourados, 31ºC em Corumbá, e 37ºC em Coxim e Três Lagoas.