Estado Estado
Procuradoria Geral do Estado promove encontro inédito sobre meio ambiente
O evento terá a participação de 23 estados e abordará a atuação da advocacia pública no contexto ambiental
02/10/2023 10h34
Por: Tribuna Popular Fonte: Campo Grande News
- Fabíola Marquetti Sanches Rahim, Procuradora Geral do Estado (Foto: Divulgação)

A (PGE) Procuradoria Geral do Estado promove, junto com a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (APREMS), o 1º Encontro Regional de Meio Ambiente. O evento acontece nos dias 5 e 6 de outubro, a partir das 9h, no auditório do Bioparque Pantanal.


De acordo com a procuradora Fabíola Marquetti Sanches Rahim, o encontro visa a troca de experiências e busca mostrar os desafios de nossa sociedade nessa questão ambiental macro, que abrande diversos anseios e interesses.


O desenvolvimento sustentável há tempos é pauta de nossas agendas como Procuradores dos Estados que buscam conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente, assim decidimos realizar evento com esse olhar.  O olhar de quem atua ao lado do Poder Executivo, preocupado em manter o crescimento dos Estados e em cumprir o dever legal e social de equilíbrio ambiental”, explica Fabíola.


O evento que terá a participação de 23 estados abordará os 35 anos da Constituição Federal e a atuação da advocacia pública no contexto ambiental e terá como primeiro palestrante o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Verruck. que falará sobre “Mudanças Climáticas: Novos paradigmas ambientais, sociais e de Governança”.


 Além disso haverá mais dois painéis para a discussão de temas concernentes ao meio ambiente. O primeiro painel tratará de debates sobre o Carbono e novas abordagens na interconexão direitos humanos e meio ambiente. Já o segundo painel irá tratar do Consórcio Brasil Verde e das experiências da PGE de São Paulo e do Distrito Federal na área ambiental.


Para Fabíola, eventos como este são importantes pois proporcionam a integração de experiências e também o interesse da sociedade. “A importância de eventos assim em primeiro lugar penso ser a integração das experiências, conhecer as diversas realidades e as soluções pensadas. Em segundo lugar mostrar o quanto atuamos junto aos Estados no interesse da sociedade, preocupados em manter o crescimento econômico e social e também garantir um futuro equilibrado para as próximas gerações”, afirma a procuradora.


O encontro é gratuito, presencial e aberto a procuradores, autoridades, agentes públicos, estudantes de Direito e interessados na área ambiental e tem como objetivo proporcionar um momento destinado ao compartilhamento e ao conhecimento de boas práticas das Procuradorias de Meio Ambiente de todo o país.