O município de Água Clara, situado a 193 quilômetros de Campo Grande, registrou 40,1ºC na tarde desta quinta-feira (5), de acordo com dados da estação meteorológica controlada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No outro lado de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas bateu 38,2ºC e Ribas do Rio Pardo atingiu 38,6ºC. A Capital teve pico de 35,2ºC às 14h.
No entanto, os termômetros irão cair com o avanço de uma frente fria, de fraca intensidade. A previsão é de mudança no tempo de sábado (7), com chuva, queda de granizo e ventos de 70 km/h.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20% a 40%. O índice ideal para a saúde humana é de 60%, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).
O ar úmido e quente está espalhado sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas se formam no decorrer dos dias com pancadas de chuva de moderadas a fortes.
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, de sábado à noite para domingo, o tempo vai fechar com possibilidade de rajadas de ventos de 70 km/h, queda de granizo e trovoadas. As cidades que devem ficar em alerta são: em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Iguatemi, Paranhos, Angélica, Ivinhema e Três Lagoas.
No domingo (8), as temperaturas máximas devem ficar na casa dos 28ºC em Campo Grande, em Iguatemi 22ºC, em Bela Vista 23ºC, em Ivinhema, Ponta Porã e Dourados 24ºC, Bataguassu 27ºC, em Aquidauana 31ºC.
Mín. 22° Máx. 35°