Entretenimento Entretenimento
Esgotadas, vagas em barcos hotéis para último feriadão antes da Piracema estão reservadas desde 2022
Fim da temporada de pesca esportiva atrai turistas de todo o país, que garantem passeio com antecedência
31/10/2023 09h50
Por: Tribuna Popular Fonte: Midiamax
Divulgação, Acert - Barcos hotéis são destinos certos para amantes da pescaria

Com a chegada do feriado prolongado de Finados, os amantes da pesca poderão aproveitar os últimos dias para pescar nos rios de Mato Grosso do Sul. É porque no próximo domingo (5), inicia em todo território estadual, o período de defeso da Piracema, quando as espécies de peixes se reproduzem.


Em Corumbá uma das rotas mais procuradas para a pesca esportiva em Mato Grosso do Sul. Segundo a assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito, as reservas para os barcos hotéis já estão esgotadas há algum tempo, pois é o fim da temporada.


Considerado por muitos pescadores como um dos barcos mais aconchegantes que navegam no Pantanal, o ÍndiaPorã, já está reservado há um ano para uma família de Campo Grande.


 


Segundo a proprietária, Raquel Amaral Ribeiro, "a procura é sempre grande, e essa família reservou há um ano. Serão cinco dias de navegação para eles aproveitaram esse feriado antes da Piracema", esclareceu.


No Hotel Pesqueiro da Odila, a gerente Odila Maria Silveira Gonçalves, em entrevista ao Jornal Midiamax, contou que o estabelecimento, com capacidade para receber 100 hospedes, já está com praticamente 100% de ocupação.


“As reservas são feitas com bastante tempo, tipo dois meses atrás e já estamos com muitas reservas para a próxima temporada”, disse.


Período de defeso


O defeso segue até o dia 28 de fevereiro de 2024, ficando assim proibida qualquer tipo de pesca nos rios que cortam o Mato Grosso do Sul.


Mas atenção: por força de legislação federal, o defeso da Piracema começa um pouco antes, estritamente no leito do rio Paraná. Lá, o início da proibição ocorre em 1º de novembro. Portanto, já a partir da quarta-feira da próxima semana a pesca estará proibida no rio Paraná. A PMA (Polícia Militar Ambiental) estará com as equipes fazendo a fiscalização para garantir o cumprimento.


Com relação às espécies consideradas exóticas, não há cota, o pescador pode levar qualquer quantidade que conseguir pescar. São consideradas exóticas (não pertencem à fauna local) as espécies apaiari, bagre africano, black bass, carpa, peixe-rei, sardinha-de-água doce, tilápia, tucunaré, zoiudo, tambaqui.