Através da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) realizou exercício que simula um ataque a instituições financeiras em Ribas do Rio Pardo, município situado a 98 quilômetros de Campo Grande, na noite desta quarta-feira (1º).
No local, equipes implementaram ações de contingência ao chamado "Novo Cangaço" e realizaram testes que envolveram a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar. A ação durou pouco mais de uma hora e começou com a chegada de 10 policiais, que se passaram por criminosos.
Para simular uma tentativa de fuga, o grupo colocou vítimas em cima do capô dos veículos, para que em uma possível abordagem, os policiais não atirem contra os carros.
Segundo a nota enviada à imprensa, todo o trecho que compreende ao entorno da agência bancária foi interditado para que o ensaio acontecesse sem intervenção de terceiros. No entanto, populares puderam assistir ao treinamento atrás de uma fita zebrada.
“Se o crime vier a acontecer aqui, conseguiremos dar uma primeira resposta. Com uso de tiros de festim e explosões, o simulado faz parte do treinamento das forças de segurança", ressalta o comunicado.