A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (19) a Operação Acrasia, para cumprir 11 mandados de busca e apreensão em cinco municípios suspeitos de concessão ilegal de portes, posse de armas de fogo.
Os mandados são cumpridos por 60 agentes nas cidades de Quixadá, Boa Viagem, Irauçuba, Aracati e Itaitinga, todas no Ceará.
Durante a manhã de hoje, 12 armas foram apreendidas pelos policiais e uma pessoa foi presa em flagrante em Fortaleza.
Segundo a PF, foram apurados indícios de crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e usurpação de função pública na concessão indevida de porte de arma de fogo por gestores municipais a guardas municipais dessas cidades.
O inquérito aponta que as concessões ilegais foram através da expedição de carteiras que habilitam ilegalmente guardas municipais a portarem armas, além do porte e posse ilegal de armas de fogo por servidores públicos municipais.
O porte legal de armas de fogo a guardas municipais só pode ser concedido pela Polícia Federal.
Os investigados podem vir a responder pelos crimes de usurpação de função pública, uso de documento falso, falsidade ideológica, porte, posse e comércio ilegal de armas de fogo, com penas que podem chegar a 20 anos de prisão.