Policial Policial
Esquadrão Pelicano sai de MS para buscas por helicóptero em SP
Helicóptero desapareceu no último domingo, 31, véspera de Ano Novo, perto do litortal norte de São Paulo
03/01/2024 12h01
Por: Tribuna Popular Fonte: Campo Grande News
- Aeronave SC-105 Amazonas faz buscas por helicóptero com 4 pessoas que saiu de SP e desapareceu. (Foto: Divulgação FAB)

O Esquadrão Pelicano, da Base Aérea de Campo Grande, está ajudando nas buscas por avião desaparecido ontem no litoral norte de São Paulo (SP), perto da cidade de Ilhabela. O desaparecimento ocorreu no último domingo, 31, véspera de Ano Novo.


O helicóptero desaparecido saiu do Campo de Marte, por volta de 13h15 do domingo, com destino a Ilhabela, com um piloto e três passageiros. O último contato com a torre de controle foi às 15h10, quando sobrevoava Caraguatatuba.


Além do piloto, estavam a bordo Luciana Rodzewics, de 45 anos; a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos; e Rafael Torres, um amigo da família que fez o convite para o passeio.


O Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV), o Esquadrão Pelicano, é responsável por ações de busca e salvamento de aeronaves e embarcações desaparecidas. Neste caso, 15 tripulantes especializados foram enviados ao local do desaparecimento para auxiliar nas buscas.


De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), SC-105 Amazonas, avião de buscas, é equipado com um radar capaz de rastrear áreas de terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.


“A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, detectando, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar”, explicou a FAB.