“Carismático, dócil e conhecido mais por Caramelo”. A frase resume o perfil do cachorro que de tão querido foi adotado por diversos comerciantes que trabalham no centro do município de Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande.
Izabela Matos, de 20 anos, é a responsável por criar e administrar o Instagram do Caramelo. Ela é uma das várias pessoas que convivem diariamente com o cachorro que transita na região visitando vários estabelecimentos.
Apesar de ter criado a conta em setembro de 2023, ela conta que tem contato com o mascote do centro há mais tempo. “Caramelo é um cachorro de rua e conheço ele tem dois anos. Ele sempre frequentava um posto de combustível, o ‘Posto Avenida’ eu sempre ia lá. Eu trabalho no ‘Sorvetão’ uma sorveteria da cidade e ele começou a frequentar muito aqui também”, diz.
Em ambos os locais, conforme Izabela, o mascote era e continua sendo bem tratado pelos funcionários. Não demorou para que ele fosse adotado por todos e passasse a ser fotografado pelos clientes. “Ele frequentava muito os dois lugares, ele entrava e ficava deitado embaixo do ar e nisso começamos a tratar dele. Ele é bem querido aqui na sorveteria, sendo assim quando o pessoal vinha aqui ou no posto postava fotos dele”, explica.
Além da sorveteria e o posto de gasolina, o mascote do centro passeava em várias outras lojas. Após criar o Instagram, Izabela percebeu o quanto o cachorro era querido no centro de Naviraí.
“Descobrimos que ele ficava passeando por muitas outras lojas em Naviraí e as lojas marcavam ele no Instagram. Ele já recebeu alguns patrocinadores de ração e banho em pet shop. Ele é um cachorro do comércio de Naviraí. Muitas lojas dão amor e carinho para ele. Ração, água e banho”, explica.
Olhando a rede social dá para notar a dimensão do sucesso que o Caramelo faz. Com 653 seguidores, a conta reposta vários registros feitos por funcionários, proprietários de estabelecimentos e clientes que frequentam esses espaços. Em dos stories, por exemplo, Caramelo aparece no provador de uma loja de roupas onde costuma ir todos os dias.
Com tanto carisma e doçura, o cachorro conquistou o coração de várias pessoas que o tentaram adotar e o levar para casa. Izabela foi uma das que tentou dar um lar fixo para o cachorro que no fim preferiu ficar no centro.
Devido aos anos de convivência, ela conhece muito bem o vira-lata que é cheio de particularidades, como preferir ganhar carinho de mulheres ao invés dos homens. “Ele gosta muito de fotos e é muito carismático. Ele gosta de muita gente mas ele gosta muito do carinho de mulheres, muitos homens ele estranha bastante. Ele gosta muito de ar condicionado, difícil encontrar ele numa calçada dormindo, é sempre dentro das lojas embaixo do ar, ventilador onde estiver mais confortável pra ele”, destaca.