A Força Nacional será enviada ao Mato Grosso do Sul, neste final de semana, para auxiliar a Polícia Federal (PF) no combate ao tráfico de drogas e armas no estado, principalmente na fronteira com o Paraguai.
Os agentes de segurança ficarão, em primeiro momento, até 3 de maio, e, segundo portaria do Ministério da Justiça, darão apoio “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.
A operação terá o apoio logístico da Polícia Federal no estado, que será responsável pela infraestrutura necessária à Força Nacional. A quantidade de policiais enviados é mantida sob sigilo por conta da segurança nas ações de risco.
A CNN apurou que a Força Nacional atuará em apoio à PF não só na capital, Campo Grande, mas também em locais mais afastados e na fronteira com o Paraguai, de onde as autoridades observam maior incidência de tráfico de maconha, e também na fronteira com a Bolívia, de onde tem mais casos de tráfico de cocaína.
O tráfico de armas também é uma prioridade. Em dezembro, a PF realizou uma megaoperação com a Interpol contra um grupo suspeito de traficar 43 mil armas para os chefes das maiores facções criminosas do país em três anos.
Os itens saiam da Europa, passavam pelo Paraguai e depois entravam no Brasil via Mato Grosso do Sul. Foram expedidos 25 mandados de prisão.