Vendedora em loja do Centro de Campo Grande, Carolina da Silva, 18, se surpreendeu com o nevoeiro que encobre o céu da Capital desde as primeiras horas desta terça-feira (23).
"Foi muito estranho acordar e ver o tempo assim. Está parecendo inverno. Já coloquei um casaco 'mais grosso' porque hoje não está com cara que vai ter sol de manhã", comenta. Ela mora no Jardim Tijuca.
Com o calorão que estava fazendo, Carolina achou que a tendência fosse continuar "suando desde as 7h até à noite". O monitor Otávio Borges, 17, comemorou a queda na temperatura, que caiu de 29°C, ontem (22), para 21,3°C, hoje.
"Foi uma surpresa, mas a gente estava precisando de um tempo assim. Estava muito ruim vir trabalhar com o sol 'estralando'. Se continuar assim por mais dias, vai ser uma benção", diz Otávio, na torcida.
Para o repórter cinematográfico Jairton Costa, que mora próximo à Avenida Euler de Azevedo e costuma observar o céu todo dia pela manhã, nevoeiro em janeiro é coisa rara. "Moro há anos na região e sempre passo por lá. Nunca tinha visto nessa época. Deve ter acontecido porque ontem choveu muito", relata.
Não é incomum - A meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) de Mato Grosso do Sul, Valesca Fernandes, explica que o nevoeiro não pode ser considerado um fenômeno incomum no verão, embora seja mais visto no inverno. "Não é raro, pode ocorrer nesta estação", atesta.
Meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Brasília, Deise Moraes confirma. "Já que o tempo está chuvoso e estava muito calor, há um resfriamento mais rápido. O nevoeiro acontece, sim, se estiver quente", detalha.
Natálio Abrahão, meteorologista da Uniderp da Capital, explica por que o nevoeiro acontece. "Com altas temperaturas e chuvas generalizadas, a temperatura do solo diminuiu. Ficou mais fria que o ar. Na presença de umidade, houve a condensação do ar úmido, gerando o chamado nevoeiro de advecção, porque ele se movimenta horizontalmente", diz.
Aeroporto aberto - O nevoeiro que encobre a Capital não impede pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Campo Grande.
Segundo a concessionária Aena, responsável pelas operações no terminal, voo está previsto para chegar às 8h05, vinda de Guarulhos (SP), e a próxima decolagem deverá ser às 8h45, tendo o mesmo aeroporto como destino.