O guardanapo contendo o acordo que levou Lionel Messi ao FC Barcelona em 2000 será leiloado com preço inicial de US$ 380 mil (R$ 1,8 milhão). O pedaço de papel, que foi assinado para adquirir os talentos do argentino, então com 13 anos, será vendido pela casa de leilões Bonhams em março.
O contrato improvisado foi escrito com caneta esferográfica azul por Carles Rexach, então diretor esportivo do Barça.
“Em Barcelona, no dia 14 de dezembro de 2000, na presença dos Srs. Minguella e Horacio, Carles Rexach, secretário técnico do FC Barcelona, concordam sob sua responsabilidade e contra algumas opiniões divergentes contratar o jogador Lionel Messi, desde que cumpramos os valores acordados”, escreveu Rexach.
O guardanapo também é assinado por Horacio Gaggioli, o agente argentino que chamou a atenção do Barcelona sobre Messi, e Josep Minguella, o conselheiro de transferências do clube na época. Junto com Rexach, Minguella ajudou a organizar o primeiro teste de Messi com o Barça em setembro de 2000.
No dia 14 de dezembro, Rexach, Minguella e Gaggioli se encontraram para almoçar no clube de tênis Pompeia para assinar o guardanapo. Mais tarde naquela noite, Joan Gaspart — então presidente do Barcelona — confirmou e selou o acordo, mudando a história do futebol.
Depois de se desenvolver na famosa La Masia — categoria de base do Barça — Messi se tornaria um dos maiores jogadores da história do futebol, tendo estreado pelo time profissional em 2004, aos 16 anos, tornando-se o jogador mais jovem a representar o clube em uma partida oficial na época.
Foi o início de uma carreira lendária para Messi, na qual ele fez 778 partidas pelo Barcelona, quebrando o recorde de gols do clube e ganhando 35 troféus durante sua passagem pelo Camp Nou — incluindo 10 títulos de LALIGA e quatro taças da Champions League.
“Este é um dos itens mais emocionantes que já manuseei”, disse Ian Ehling, chefe de livros e manuscritos finos da Bonhams New York, em comunicado.
“Sim, é um guardanapo de papel, mas é o famoso guardanapo que esteve no início da carreira de Lionel Messi. Mudou a vida de Messi, o futuro do FC Barcelona, e foi fundamental para proporcionar alguns dos momentos mais gloriosos do futebol a milhares de milhões de adeptos em todo o mundo.”