O principal suspeito no desaparecimento da criança britânica Madeleine McCann, em 2007, vai a julgamento na Alemanha nesta sexta-feira (16) por acusações separadas relacionadas a crimes de abuso sexual infantil em Portugal.
Christian Brueckner, que já está preso na Alemanha por ter violado uma mulher na região do Algarve, onde McCann desapareceu, enfrenta três acusações de violação agravada e duas de abuso sexual de crianças cometidos entre 2000 e 2017.
Entre as acusações a que ele responderá no tribunal em Brunswick, no norte da Alemanha, estão o estupro de uma mulher de 70 anos em sua casa no Algarve, o abuso sexual de uma menina de pelo menos 14 anos e o estupro de 2004, sob ameaça de facada, de uma jovem – um ato que ele é acusado de gravar em vídeo.
Ele ainda não foi obrigado a apresentar um apelo e sua equipe jurídica não fez nenhum comentário público sobre as acusações.
Procuradores portugueses que atuam no caso de desaparecimento da criança britânica identificaram como suspeito oficial uma pessoa cujos detalhes correspondiam ao de Brueckner há dois anos.
A polícia alemã disse em junho de 2020 que ela foi dada como morta e que Brueckner provavelmente era responsável por isso.
Brueckner negou estar envolvido no desaparecimento e não foi acusado de nenhum crime relacionado ao caso.
McCann desapareceu de seu quarto em 3 de maio de 2007, durante férias em família, enquanto seus pais estavam jantando com amigos nas proximidades de um resort da Praia da Luz.