A SEMS (Secretaria Municipal de Saúde de Dourados), através do Departamento de Atenção Primária, está realizando a capacitação de agentes comunitários de saúde sobre o Programa Rastrear, do Governo do Estado, que monitora os casos de COVID-19.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é preparar os agentes para o desenvolvimento de um trabalho que auxilie na interrupção da cadeira de transmissão e consequentemente diminuir a taxa de contágio da doença.
Com isso, os agentes passam a ter contato com os casos suspeitos ou confirmados, e também com a família. O treinamento acontece na Universidade Anhanguera e é coordenado pela enfermeira Vanina Batista de Oliveira.
O Programa Rastrear foi desenvolvido em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). Na prática, o programa permite que as secretarias de saúde tenham a localização e a identificação dos infectados. A partir dessa identificação, as equipes de saúde vão elaborar uma estratégia de monitoramento diário de aparecimento de sinais e sintomas da doença.
*Midiamax
Mín. 23° Máx. 39°