Os municípios de Guia Lopes da Laguna e Ribas do Rio Pardo celebram seus aniversários nesta terça-feira (19). Com show de Murilo Huff e artistas locais, Ribas do Rio Pardo celebra seus 80 anos de emancipação político-administrativo. Guia Lopes da Laguna comemora 86 anos de fundação.
Ribas do Rio Pardo está localizada a 98 quilômetros de Campo Grande e, de acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui 23.150 habitantes. Com a construção da fábrica de extração de celulose, o município teve um "boom" populacional e chegou a ter 10 mil habitantes que estavam ali somente para a construção da fábrica.
A cidade foi descoberta em meados do primeiro terço do século XVII, por bandeirantes paulistas. O local voltou a crescer e ser povoado em 1914, com a chegada da atual Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a inauguração da Estação local, que ligou Ribas aos grandes centros urbanos. O povoado foi elevado à categoria de município em 1943.
Para comemorar o aniversário da cidade, a programação de hoje é de show das crianças, às 16h. Entrega de nova Delegacia de Polícia Civil, às 17h. Orquestra de Câmara do Pantanal e shows com Rosa de Saron e artistas locais.
Guia Lopes da Laguna está a 233 quilômetros da Capital. De acordo com o último Censo, a cidade possui 9.940 habitantes. O município foi construído sobre o cenário de um dos mais trágicos episódios da Guerra do Paraguai: “A retirada da Laguna”, a atual cidade iniciou sua povoação no início do século XVIII. A região foi elevada à categoria de município em 1953.
Pioneiro da região, José Francisco Lopes transferiu sua casa para a Fazenda Jardim, local em que construiu sua família. Quando a Guerra eclodiu, em 1846, José Francisco Lopes se voluntariou no Exército brasileiro para guiar as tropas pela região.