Encerrou no último sábado, 6 de abril, o prazo de filiação partidária para aqueles que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. Havia ainda uma janela para aqueles que exercem cargo político mudarem de partido, caso quisessem.
A medida se consolidou como uma saída para a troca de legenda após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), posteriormente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos em eleições proporcionais. A determinação, regulamentada pela Resolução TSE nº 22.610/2007, estabelece que, nesses pleitos, o mandato pertence ao partido, e não à candidatura eleita.
Segundo o pré-candidato a prefeito de Bela Vista, Aires Cafure, é com um sentimento de esperança e compromisso renovados com a democracia e a transparência do país que celebra essa data marcante do pleito eleitoral.
“O encerramento do prazo para filiação nos partidos representa um marco na consolidação da representatividade democrática, incentivando uma escolha consciente e comprometida por parte dos cidadãos, então nós comemoramos esse fim com diversas lideranças do município filiadas ao ninho tucano para mais uma disputa”, disse ele.
O político, que teve que deixar o cargo de secretário municipal de Finanças, afirma que o fim da janela é essencial na direção da estabilidade e da coerência política. “Agora iniciamos uma nova fase da pré-campanha discutindo com a população o nosso plano de governo, trabalhando arduamente para entender os desafios da cidade”, concluiu.