O município de Antônio João passa a contar com um Ponto de Inclusão Digital (PID) desde a última segunda-feira, dia 17 de junho, instalado na Rua Vitório Penzo, 347, Centro. A inauguração foi realizada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Fernandes Martins, e contou com a participação do prefeito Marcelo Pé. A iniciativa é uma parceria do Judiciário com a prefeitura municipal.
Durante a ação, o presidente do TJMS assinou o termo que solicita a criação e implantação do serviço de acolhimento familiar no município de Antônio João, além disso realizou a entrega de cinco computadores completos e em bom funcionamento para a APAE local.
Os Pontos de Inclusão Digital têm por objetivo principal melhorar a eficiência do atendimento à população, ampliando o acesso dos cidadãos à justiça em municípios que não são comarcas.
Neste momento estão disponíveis juntamente no PID de Antônio João o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, a Justiça Eleitoral e o alistamento militar.
Na solenidade de instalação, o presidente do TJ destacou a importância dessas ações para a promoção da cidadania e melhoria do acesso à justiça. Ressaltou a parceria entre o Tribunal, os municípios e demais órgãos envolvidos, enfatizando o trabalho conjunto para o fortalecimento do sistema de justiça e a garantia dos direitos dos cidadãos, aproximando o Judiciário da população.
O prefeito Marcelo Pé destacou que por meio das parcerias com outros órgãos é possível oferecer à população diversos serviços e comemorou a instalação do novo PID.
A juíza responsável pelo PID de Antônio João, Tatiana Decarli, ressaltou a responsabilidade do Judiciário em assegurar que a justiça seja acessível a todos com o uso da tecnologia.
“Através da inovação podemos otimizar nossos processos, tornando-os mais rápidos, transparentes e eficazes. A tecnologia nos possibilita alcançar um nível de eficiência jamais visto, permitindo uma administração mais ágil e uma resposta mais eficiente às demandas da sociedade”.
Prestigiaram a solenidade, o juiz auxiliar da Presidência, Mário José Esbalqueiro Júnior, o desembargador aposentado Sérgio Martins Sobrinho, a juíza da comarca de Ponta Porã, Thielly Dias de Alencar Pitthan, e demais autoridades locais.
Saiba Mais – Os Pontos de Inclusão Digital são estruturas físicas e tecnológicas adequadas para a realização de atos processuais. Por meio desses locais, o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros órgãos podem atuar por intermédio de futuras parcerias firmadas visando facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços judiciais, proporcionando maior agilidade e efetividade na resolução de demandas.
Com a instalação dos Tv PIDs, o Tribunal de Justiça de MS reafirma seu compromisso em tornar o acesso à justiça mais real e eficiente, utilizando a tecnologia como aliada nesse processo. Essas iniciativas representam um avanço significativo para a população, permitindo que mais pessoas alcancem os serviços judiciais.
O TJMS continuará trabalhando em parceria com os municípios e demais órgãos envolvidos para expandir a rede de Pontos de Inclusão Digital, levando os benefícios dessa iniciativa para mais localidades no Estado. Com isso, busca-se garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso à justiça, promovendo a inclusão e a cidadania.