A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta quarta-feira (3) a Operação João Romão, com o objetivo de apurar crimes licitatórios e de corrupção na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Corumbá (MS).
Cinquenta e dois policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Corumbá e Campo Grande, expedidos pela Justiça Federal. A investigação, iniciada em 2021, aponta que o atual secretário municipal teria criado uma empresa que venceu diversas licitações da pasta sob sua responsabilidade, envolvendo obras que ultrapassam R$ 12 milhões.
Há indícios de irregularidades que teriam permitido à empresa suspeita ter capacidade financeira e técnica para participar dos certames licitatórios. Foram alvos da operação o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, servidores comissionados e efetivos envolvidos nas autorizações e fiscalizações das obras, além de responsáveis pelas empresas investigadas.
A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá recebe denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 99137 6782.