O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), decretou situação de emergência em Nova Andradina. Para isso, o chefe do Executivo estadual considerou que as fortes chuvas da semana passada causaram estragos.
O texto foi publicado na edição desta quarta-feira (16) do DOE (Diário Oficial Eletrônico). Uma cratera se abriu entre os bairros Argemiro Ortega e Cristo Rei.
Ao Jornal Midiamax, o prefeito da cidade, Gilberto Garcia (PL), explicou que foram feitos reparos emergenciais. “Esperamos que em até 60 dias resolvemos tudo”, frisou.
Imagens aéreas mostram que a cratera existe desde 2019, mas agora avança em direção às casas e moradores temem que seus imóveis sejam “engolidos”. Segundo os próprios moradores, a cratera é uma “tragédia anunciada”.
“Há anos nós estamos indo na prefeitura, conversando com as autoridades da cidade, e nos falaram que iam nos ajudar para que a erosão não chegasse até a nossa casa, que não era para nos preocupar. Mas não fizeram nada e aconteceu isso, minha casa está caindo”, disse uma moradora.
Uma equipe da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) realizou uma nova vistoria técnica e também sugeriu a execução de drenagem para conter a erosão. O solo é arenoso, o que dificulta a contenção do desabamento de terra.
*Midiamax
Mín. 22° Máx. 39°