Na celebração do Globo de Ouro 2019 neste domingo (6), "Green Book: O guia", com três prêmios, e "Bohemian Rhapsody", com dois, foram os grandes vencedores da noite. "Roma", ganhador de outras duas categorias importantes, também foi destaque.
Com apresentação de Sandra Oh, que chegou a ganhar como melhor atriz de série dramática por "Killing Eve", e Andy Samberg ("Brooklyn Nine-nine"), a cerimônia aconteceu neste domingo (6), no Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles.
Promovida pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla original), a disputa tradicionalmente dá largada na temporada de prêmios. Há categorias dedicadas a produções para cinema e para TV.
Equipe e elenco de 'Green Book: O guia' agradecem o prêmio de melhor filme de comédia ou musical no Globo de Ouro 2019 — Foto: Paul Drinkwater/NBC Universal/Handout via REUTERS
Equilíbrio no cinema...
A noite foi marcada por um grande equilíbrio tanto no cinema quanto na TV. Nenhuma produção ganhou mais de três prêmios.
O ganhador em estatuetas foi "Green Book: O guia". Ao contar a história de pianista de jazz negro fazendo turnê pelo Sul dos Estados Unidos nos anos 1960 acompanhado de um guarda-costas branco, o filme conquistou as categorias de melhor comédia ou musical, melhor roteiro e melhor ator coadjuvante (Mahershala Ali).
Já nas categorias dramáticas o vencedor foi "Bohemian Rhapsody". O filme sobre Freddie Mercury e o Queen foi o escolhido como melhor filme dramático e com o melhor ator de drama. Em seu discurso, Rami Malek dedicou o prêmio ao cantor: "Freddie, isso é para você".
Alfonso Cuarón ganha dois Globos de Ouro por 'Roma': melhor diretor e melhor filme estrangeiro — Foto: Mark Ralston/AFP
Mas as coisas poderiam ser diferentes. "Roma" ganhou outras duas estatuetas como melhor filme de língua estrangeira e melhor diretor para o mexicano Alfonso Cuarón.
A história de um empregada doméstica nos anos 1970 na Cidade do México ficou de fora das categorias principais, já que uma regra da premiação não permite a presença de filmes gravados em outros idiomas.
Christian Bale foi o vencedor como melhor ator em comédia ou musical por "Vice", com direito a um discurso bem-humorado sobre como foi inspirado por Satanás para interpretar o antigo vice-presidente dos EUA Dick Cheney. A melhor atriz do gênero foi Olivia Colman, por "A favorita".
Lady Gaga comemora o Globo de Ouro 2019 com a pose de sua personagem em 'Nasce uma estrela' — Foto: Jordan Strauss/Invision/AP
Outra que emocionou os colegas foi Regina King. Ao ganhar como melhor atriz coadjuvante por "Se a rua Beale falasse", ela foi ovacionada ao prometer que todas as suas produções dali em diante teriam equipes compostas 50% por mulheres.
Com cinco indicações, "Nasce uma estrela" só não passou em branco ao levar o prêmio de melhor canção original, com "Shallow", interpretada por Lady Gaga e Bradley Cooper. A cantora subiu ao palco com Mark Ronson, um dos autores da música, para agradecer o prêmio.
Entre as animações, a Sony conseguiu quebrar a hegemônia da Disney e da Pixar ao derrotar as duas com "Homem-Aranha no Aranhaverso".
O grande homenageado da noite com o prêmio Cecil B. Demille de conjunto da carreira foi Jeff Bridges. O ator já tinha ganhado um prêmio em 2010 por sua atuação em "Coração Louco", e indicado outras quatro vezes.
Ator Jeff Bridges é o homenageado do Globo de Ouro 2019 com o troféu Cecil B. DeMille — Foto: Mark RALSTON / AFP
...e na TV
Já na TV a disputa foi ainda mais acirrada. "O método Kominsky" "The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story" foram os mais premiados, com dois cada.
Já "Versace" foi o destaque entre as séries limitadas ou filmes para a TV, ganhador na categoria principal e com o melhor ator do gênero (Darren Criss). Patricia Arquette, de "Escape at Dannemora", foi a melhor atriz.
Michael Douglas vence o Globo de Ouro 2019 de melhor ator em série por musical ou comédia por 'O Método Kominsky' — Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP
Entre os dramas, não houve um favorito. A última temporada de "The Americans" foi a vencedora como série, Richard Madden ("The Bodyguard") foi o melhor ator e Sandra Oh foi a melhor atriz.
A TV também contou com uma grande novidade em 2019. A edição da premiação estreou o prêmio Carol Burnett de conjunto da carreira televisiva para a própria Burnett. A atriz de 85 anos já foi indicada a 18 Globos de Ouro, e levou cinco deles para casa.
Veja lista completa abaixo (vencedores em negrito):
Melhor filme - Drama
Glenn Close leva prêmio de melhor atriz em filme de drama por 'The wife' no Globo de Ouro 2019 — Foto: Jordan Strauss/Invision/AP
Melhor ator de filme - Drama
Regina King vence o Globo de Ouro 2019 de melhor atriz coadjuvante em filme por 'Se a Rua Beale Falasse' — Foto: Paul Drinkwater/NBC Universal/Handout via REUTERS
Sandra Oh vence o Globo de Ouro de melhor atriz em série de drama por 'Killing Eve' — Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP
Melhor atriz em série - Drama
Rachel Brosnahan vence o Globo de Ouro de melhor atriz em série de comédia ou musical por 'The Marvelous Mrs. Maisel' — Foto: Paul Drinkwater/NBC Universal/Handout via REUTERS
Melhor atriz em série - Musical ou Comédia
Darren Criss leva o Globo de Ouro de melhor ator em série limitada ou filme para TV por 'The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story' — Foto: Paul Drinkwater/NBC via AP
Mín. 23° Máx. 39°