Pautada nas mais diversas áreas de interesse social, a saúde é uma causa primordial para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Em setembro, voltamos o olhar para a doação de órgãos e tecidos, a Lei 5826/2022, originada na Casa de Leis, de autoria do deputado Marçal Filho, que instituiu o “Setembro Verde” dedicado à sensibilização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos, com o objetivo de reduzar a fila de espera em nosso Estado. E desde 1993, a Lei 1414/1993 vigora em Mato Grosso do Sul, que instituiu a Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos no Estado, de autoria do deputado Cícero de Souza.
O deputado Renato Câmara (MDB) é o autor da lei responsável por alterar a norma vigente e incluir a Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos no Estado no Calendário Oficial de Eventos. A Lei 5.410, de 2 de outubro de 2019 , ressalta a semana que compreende 21 a 27 de setembro para dar visibilidade à temática. “Estamos militando nessa causa há algum tempo e vimos a necessidade, junto aos demais deputados, de abraçar e levar para a Assembleia Legislativa esse debate, pois existe um número que é muito impressionante: 70% das pessoas negam a doação de órgãos e tecidos. A 1ª Caminhada Passos Pela Vida traz a campanha onde a informação, que é o grande tabu da sociedade, possa chegar às pessoas e, com isso, aumentar as doações de órgãos e tecidos. Existe ainda um preconceito e dúvidas de como fazer essa doação e o que a implica. Mas quando você leva esse esclarecimento, você consegue ter o sim das famílias e também das pessoas”, destacou o parlamentar.
Caminhada
Em 2024, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apoia a 1ª Caminhada Passos pela Vida - Juntos pela Doação de Órgãos e Córneas, que acontece no dia 15 de setembro, domingo, a partir das 8h, no Parque dos Poderes. A iniciativa é alusiva ao mês Setembro Verde e Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos, dedicados à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A ação tem a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul (CET/MS) e outras entidades. O lançamento da caminhada aconteceu na última quinta-feira (4), na Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul.
Claire Carmen Miozzo, coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul (CET-MS) ressaltou a necessidade de conscientização das pessoas. “Em setembro, comemoramos o Setembro Verde, o mês do doador de órgãos e tecidos para transplantes. Em alusão ao Setembro Verde, vamos realizar a 1ª Caminhada Passos Pela Vida – Juntos pela Doação de Órgãos e Córneas. A ideia dessa caminhada é conversar com as pessoas a respeito de como funciona o processo de doação e transplante, divulgar, esclarecer, tirar dúvidas, porque em nosso Estado temos uma negativa familiar alta. Quando as pessoas morrem, que é dado o direito das famílias fazerem a doação de órgãos e córneas, muitas vezes a resposta é não, e o motivo alegado na maioria das vezes é o desconhecimento da vontade da pessoa que morreu. Para ser um doador de órgãos você tem que conversar com sua família, deixar claro em vida que é um doador, pois quem autoriza a doação é um familiar, até segundo grau mediante duas testemunhas", explica.
A coordenadora também destacou a importância da união e entidades e órgãos para a realização da caminhada. “É muito importante para a Central e para alguns pacientes essa caminhada que faremos. Vamos envolver pacientes, pessoas que fizeram transplantes, hospitais onde estão os doadores, temos que agregar e formar uma grande corrente do bem. E para isso nós contamos com várias pessoas nos apoiando, inclusive a Assembleia Legislativa, dando o maior apoio para nós em todos os sentidos, ajudando na organização, divulgação, solicitando participação dos funcionários na caminhada, o apoio da Assembleia Legislativa é muito importante para que a gente possa realizar uma caminhada com muita tranquilidade. O Hemosul, a Central de Transplantes e os hospitais estarão lá esclarecendo as dúvidas das pessoas”, concluiu Claire Carmen Miozzo.
Mín. 24° Máx. 37°