Política Política
Partidos trocam candidatos para não entregar prefeituras para adversários
Dois municípios terão novos candidatos a prefeito após a Justiça Eleitoral indeferir as candidaturas de escolhidos em convenção
17/09/2024 08h12
Por: Tribuna Popular Fonte: Investiga MS

Em Juti e Dois Irmãos do Buriti, os partidos optaram por substituir os indeferidos, evitando que os municípios ficassem com candidato único.

Em Juti,  o candidato Dr. Alex, do União Brasil, foi substituído por Pedro Carandazinho, também do União Brasil. A coligação manteve o vice, Vandinho, também do União Brasil.

O  MPE pediu a impugnação da candidatura de Dr. Alex com base no fato de ter sido excluído do exercício da profissão após ser acusado de mutilar mais de 100 mulheres, tendo uma delas vindo a óbito, após uma lipoaspiração em Fátima do Sul.

Dois Irmãos

No município de Dois Irmãos do Buriti, o candidato do PSB, Branco Billy, foi substituído por Moacir Marques Rosa, do Podemos. O posto de vice permanecerá com Cleiton do Corrente.

O MPE pediu a impugnação de Branco Billy, alegando que não preencheu as condições de elegibilidade, por lhe faltar: o pleno exercício dos direitos políticos; e a existência de filiação partidária válida no período de 6 meses que antecede o pleito eleitoral.

No entendimento do juiz, o candidato não preencheu os requisitos de registrabilidade, em virtude a falta de juntada de documentos obrigatórios exigidos pelo art. 11, § 1º, da Lei das Eleições, tais como: a certidão de quitação eleitoral, em que seja atestada a situação de regularidade de sua inscrição; e as certidões criminais fornecidas pelos órgãos de distribuição da Justiça Estadual, acompanhadas de certidão de objeto da ação penal em que figurou como réu, e em que veio a ser condenado, por sentença transitada em julgado.

Candidatos únicos

Em três municípios de Mato Grosso do Sul o eleitor terá apenas uma opção de voto na eleição para prefeito. Os três candidatos, que já são prefeitos, terão reeleição garantida.

Em Novo Horizonte do Sul, apenas Adenir Barbosa do Nascimento, conhecido como Guga (PSDB), registrou candidatura. Ele foi eleito em 2020 com 60,28% dos votos.

Outro município com apenas um candidato é Santa Rita do Pardo, onde apenas o candidato Dr. Lúcio (PSDB) registrou candidatura. Ele foi eleito para o primeiro mandato em 2020, pelo Podemos, quando teve 69,89% dos votos.

Em Tacuru, Rogério Torqueti (PSDB) também terá vida fácil, com candidatura única. Ele foi eleito prefeito em 2020 pelo Patriota, quando obteve 66,80% dos votos.

Último dia

Terminou ontem o prazo para o pedido de substituição de candidatas ou de candidatos para os cargos majoritários (prefeito e vice-prefeito) e proporcionais (vereador): “Exceto se a substituição decorrer de falecimento, caso em que poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até dez dias contados do fato, inclusive anulação de convenção, ou da decisão judicial que deu origem à substituição”, diz o calendário eleitoral.