Clima Calor Extremo
Cidades de MS registram temperaturas acima de 43ºC e sensação térmica de quase 50ºC
As cidades de Três Lagoas (42,7ºC) e Água Clara (43,1ºC) registraram as maiores temperaturas nesta quarta-feira (25)
26/09/2024 08h26
Por: Tribuna Popular Fonte: Correio do Estado
Alta temperatura e baixa umidade é preocupante para a saúde humana - Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Municípios de Mato Grosso do Sul registraram, nesta quarta-feira (25), temperaturas acima dos 42ºC, com sensação térmica se aproximando dos 50ºC.

O destaque ficou para as cidades de Três Lagoas e Água Clara, que tiveram recordes de temperatura, com termômetros marcando acima dos 42ºC e sensação térmica de ainda mais calor.

Segundo dados divulgados pelo meteorologista Natálio Abrahão, as temperaturas registradas nestas cidades foram: 

Outras quatorze cidades do estado registraram temperaturas acima dos 40ºC, com sensações térmicas superiores a 45ºC.

Em Campo Grande, onde ontem (24) a máxima foi d3 39,8ºC, a maior temperatura do ano, nesta quarta-feira (25) registrou 38,2ºC, com sensação térmica de 45ºC.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sétima onda de calor registrada em 2024 deve se dissipar até quinta-feira (26), amenizando o clima, com possibilidade de chuvas isoladas nas cidades da região centro-sul do estado.

A chuva promete aliviar o calor temporariamente, reduzir as temperaturas, trazer frescor, aumentar a umidade relativa do ar e melhorar a qualidade da respiração.

As pancadas de chuva farão a temperatura máxima cair de 38ºC para 25ºC e a mínima de 24ºC para 15ºC na maioria dos municípios. Isso significa que permanecerá calor, mas não tão intenso quanto nos últimos dias.
 

Cuidados 

As chuvas isoladas devem atingir apenas algumas cidades do estado. Já na região norte de Mato Grosso do Sul, o calor deve persistir, e o Inmet já renovou o alerta de umidade do ar para a cor vermelha.

Segundo o alerta, a umidade do ar deve ficar abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e riscos à saúde humana, como doenças pulmonares, dores de cabeça, entre outras.

Ainda de acordo com instituto, a população deve adotar alguns cuidados, como:

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).