O Delegado Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lúcio, juntamente com os diretores dos Departamentos que compõem a estrutura organizacional da instituição, recebeu na tarde desta terça-feira (1º/10), a visita de oito novos promotores substitutos aprovados no 29º concurso para ingresso no Ministério Público Estadual.
Os promotores assumirão postos nos municípios de Água Clara, Corumbá, Sonora, Ponta Porã, Sete Quedas, Iguatemi e Bela Vista.
O encontro serviu para que os novos membros do MPMS (fossem apresentados à estrutura organizacional) tenham uma ideia clara sobre o funcionamento e atribuições de cada Departamento da Polícia Civil, bem como a realidade de suas nova lotações.
Lupérsio Degerone desejou boas-vindas aos novos promotores e deu destaque à boa relação que permeou sua carreira no interior do Estado junto ao Ministério Público. Ele agradeceu a iniciativa – até então inédita na Segurança Pública – de poder apresentar a Polícia Civil aos novos profissionais.
“Temos grande respeito e votos de integração e parceria para com o MP. Já pedimos aos nossos delegados para recebê-los com todo carinho e respeito para que se sintam acolhidos em suas novas lotações. Estamos todos do mesmo lado, aliados em proporcionar segurança pública e justiça para a população. Que todos sejam muito felizes no Mato Grosso do Sul”.
Participaram do encontro: o superintendente de Segurança Pública – delegado Tiago Macedo dos Santos; o promotor de justiça Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro; o Delegado-Geral Adjunto – Márcio Rogério Faria Custódio; o Corregedor-Geral da Polícia Civil – Clever José Fante Esteves; a diretora da Acadepol – Rôzeman G. Rodrigues de Paula; o diretor do Departamento de Polícia da Capital – Edilson dos Santos Silva; o diretor do Departamento de Polícia Especializada – Ivan Barreira; o diretor Departamento de Recursos e Apoio Policial – Marcos Takeshita; o diretor do Departamento de Inteligência Policial – Devair Aparecido Francisco; a diretora do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – Ana Cláudia de Oliveira Marques Medina; o diretor do Departamento de Gestão de Pessoal – Nilson Fonseca Martins; o coordenador do Departamento de Polícia do Interior – Rogério Fernando Makert Faria e os coordenadores da Acadepol – Marília de Brito e Fábio Peró e o coordenador de administração e secretário executivo do Conselho Superior da Polícia Civil – Jorge Razanauskas.
O promotor Luiz Eduardo Sant’Anna falou sobre sua atuação junto à PCMS. Ele enfatizou a parceria entre as instituições em demandas ordinárias e extraordinárias e a importância do trabalho em conjunto pelo mesmo objetivo, além de apresentar nominalmente os novos promotores que tomaram posse dia 13 de setembro.
“É um prazer e alegria sermos recebidos na casa da Polícia Civil. Estivemos na Sejusp pela manhã e é um privilégio esse contato direto com os diretores dos órgãos que compõem a segurança pública do estado (PC, PM, CB, Perícia) o que permite uma facilidade para futuros contatos. A PCMS é instituição parceira. Andamos de mãos dadas para justiça eficiente. Juntos evoluindo, passamos por diversas etapas”.
O superintendente Tiago Passos reafirmou o compromisso da Sejusp para o fortalecimento da segurança pública estadual. “Além de externar minha satisfação em participar desta reunião gostaria de destacar nossas origens. A DGPC é a nossa casa. Temos um Delegado Geral que permite nos sentirmos em casa. E que tem possibilitado a interlocução com a PC e demais instituições, e principalmente com interior. Gostaria, aqui, de reafirmar o compromisso da Secretaria em construir novas pontes com essa nova geração do Ministério Público que possibilita o fortalecimento da segurança pública no estado e possibilita as entregas que a sociedade necessita”, destacou.
Apresentação
A delegada Elaine Benicasa – titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM realizou uma apresentação da estrutura básica, competência e composição dos cargos da DGPC através de um organograma.
Ela falou sobre a história da instituição e sua criação junto a divisão do estado; sobre a lei 114, que rege a PCMS; Sobre a composição da 12 regionais, onde atuarão os novos promotores, além de apresentar as especificidades de cada cidade (delegado titular, números de registros – IPs e APfs, entre outros).
Novos promotores substitutos
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) deu posse aos oito novos Promotores de Justiça substitutos no dia 13 de setembro. Eles encerram o curso de formação nesta quarta-feira (2/10).
Texto: Carlos Eduardo Orácio
Fotos: Jéssica Salles
Mín. 24° Máx. 38°