Geral Legislativo - MS
Lia Nogueira fortalece mulheres de Dourados com emenda para o Instituto Fuziy
Com o olhar voltado para o empoderamento feminino e a inclusão social, a deputada Lia Nogueira (PSDB) esteve no Instituto Fuziy, em Dourados, para ...
16/10/2024 13h03
Por: Tribuna Popular Fonte: Assembleia Legislativa - MS

Com o olhar voltado para o empoderamento feminino e a inclusão social, a deputada Lia Nogueira (PSDB) esteve no Instituto Fuziy, em Dourados, para formalizar a entrega de emenda parlamentar. O recurso, no valor de R$50 mil, foi destinado à compra de novas máquinas de costura, garantindo que mais mulheres da região, muitas em situação de vulnerabilidade, possam aprender uma nova profissão e transformar suas vidas por meio do curso de costura oferecido pela instituição.

“Esse recurso tem ajudado a realizar o sonho de muitas que, por tanto tempo, aguardavam essa oportunidade. Não se trata apenas de aprender costura, mas de resgatar a autoestima e proporcionar uma chance real de mudança de vida", afirmou a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) ao destacar a importância da emenda parlamentar, utilizada para a compra de novas máquinas de costura e materiais para o curso de capacitação oferecido pela instituição.

A emenda possibilitou a aquisição de seis máquinas industriais, incluindo três retas, duas overlock e uma galoneira, além de dois cortadores de tecido e uma prensa digital. Patrícia de Oliveira, coordenadora do Instituto Fuziy, explicou que o projeto vai beneficiar diretamente 20 mulheres durante cinco meses de curso, oferecendo não só capacitação profissional, mas também rodas de conversa e um espaço de acolhimento. “Essas mulheres estão ganhando mais do que uma profissão, estão recebendo o empoderamento feminino para gerar sua própria renda e recuperar sua dignidade”, disse.

Além das máquinas, o recurso também cobrirá o material necessário para as oficinas e lanches para as participantes, garantindo que elas tenham todo o apoio para se concentrarem na aprendizagem. “Aqui, além de aprender a costurar, elas encontram um espaço onde são ouvidas e valorizadas. Muitas enfrentam problemas como depressão, baixa autoestima e o uso de medicamentos controlados, e esse ambiente faz toda a diferença para elas”, acrescentou a coordenadora, reforçando a importância da emenda para ampliar o atendimento da instituição.

O Instituto Fuziy, que desde 2011 atua na inclusão social e digital, já ajudou muitas famílias a superarem dificuldades econômicas e sociais. Com a chegada das novas máquinas e o apoio da deputada, o curso de costura será ampliado, possibilitando que mais mulheres da região tenham acesso à qualificação profissional e à oportunidade de melhorar suas condições de vida. O público atendido inclui não só mulheres, mas também crianças e jovens de bairros da região do Parque das Nações.