Maternidades e unidades de atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) estão entre as prioridades da rede de saúde de Mato Grosso do Sul para 2025. Ainda no papel, as obras devem avançar no próximo ano.
Em publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (1°), o Conselho Estadual de Saúde/MS aprovou a Programação Anual de Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde) para 2025, que estabelece as metas para o próximo ano.
Conforme o documento, uma das metas é executar o projeto de infraestrutura física e de equipamentos, de forma padronizada na rede de serviços de saúde do Estado, com base em um modelo regional, tanto para o nível estadual quanto para o municipal.
A programação anual ainda inclui elaborar e apresentar o projeto ao Conselho Local de Saúde para a conclusão da construção do Hospital Regional de Três Lagoas – Bloco C. A Ala Materno Infantil está em obras desde 2022 e a unidade é administrada pela OS Instituto Acqua.
Outra obra que deve sair do papel em 2025 é a construção de Unidade Especializada em Saúde/Maternidade, inclusa no Novo PAC Seleções no município de Campo Grande/MS, sob gestão pública estadual.
Atendimento ao autismo
No planejamento ainda constam a implantação de quatro Centros de Referência Estaduais para atendimento de TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas macrorregiões de saúde, sob gestão pública estadual.
Outra ação é implantar e implementar estratégia regional para atendimento de pessoas com TEA, sob gestão pública estadual e 4 POLICLÍNICAS MS com serviços de imagens sob gestão pública estadual.
O PAC ainda inclui investimento em Construção de Unidade Especializada em Saúde/ Policlínica, sob gestão pública estadual.
Mín. 22° Máx. 39°