Cultura Mato Grosso do Sul
Com apoio do Governo de MS, projeto TransCine leva cinema ao ar livre para Ribas do Rio Pardo
Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, o projeto Vizinhança na Praça, desenvolvido pelo coletivo TransCine – Cinema em Trânsito, segue levando...
23/11/2024 05h51
Por: Tribuna Popular Fonte: Secom Mato Grosso do Sul

Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, o projeto Vizinhança na Praça, desenvolvido pelo coletivo TransCine – Cinema em Trânsito, segue levando o encantamento do cinema ao ar livre para diversas cidades do estado. Após passar por Terenos, Nova Alvorada, Jaraguari e Rochedo, a iniciativa chega a Ribas do Rio Pardo neste sábado (23), às 19 horas, na Praça dos Ipês. O evento é gratuito e tem classificação livre.

O projeto, financiado pela LPG (Lei Paulo Gustavo), resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Governo Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). O objetivo principal é democratizar o acesso à cultura cinematográfica em localidades que não contam com salas de cinema, promovendo uma experiência inclusiva e acessível.

A programação da noite contará com a exibição de quatro curtas-metragens que refletem a diversidade cultural e social do estado: Esmalte no Alimento, dirigido por Sérgio Carvalho; Na Minha Época, de Adilton Cassimiro, Brisa Azevedo e Giovane Alencar; Glenda, produzido por Ricardo Trinca e Daniella Silveira; e Cena das Minas, de Alicce Rodrigues. Além disso, o público poderá desfrutar de pipoca gratuita, contar com intérpretes de Libras e vivenciar o cinema em um ambiente acolhedor, reforçando a proposta inclusiva do projeto.

Mariana Sena, idealizadora do TransCine, ressalta a importância da iniciativa. “O ‘Vizinhança na Praça’ foi pensado para democratizar o acesso ao cinema e levar a cultura para locais onde muitas vezes o público não tem essa oportunidade. Ver as pessoas se reunindo, vivendo o cinema como uma experiência comunitária, é o que dá sentido ao nosso trabalho”.

Em Rochedo, a sessão foi marcada por muita interação e emoção. “Foi muito especial para a cidade receber este projeto. Ter um cinema aqui na praça foi algo sensacional porque é algo diferente, e que vai ficar na memória das pessoas, em especial, das crianças”, afirma Marcos Larreia, secretário municipal de Cultura.

O evento em Ribas do Rio Pardo é mais uma etapa desse projeto que, além de promover a cultura, busca fortalecer os laços comunitários e levar entretenimento de qualidade para a população. Para mais informações sobre o projeto, acompanhe o Instagram da TransCine ( @transcinecg ).

Karina Lima, Comunicação Setesc
*Com informações da assessoria de imprensa do TransCine
Foto: divulgação