O Fluminense repetiu, neste domingo, no Maracanã, o roteiro da derrota para o Vasco em Brasília no começo do mês. A equipe comandada por Fernando Diniz jogou melhor que o rival, teve mais posse de bola, finalizou mais a gol, mas terminou derrotado por 1 a 0 em um lance de bola parada. Dessa vez, porém, o revés custou o título da Taça Guanabara.
Confusão não abala Flu, mas torcida "pilha" Vasco
A confusão fora de campo em relação às disputas dos clubes pelo setor sul e a indefinição sobre a abertura dos portões não pareceu ter interferido negativamente no desempenho dos jogadores. Mas a presença dos torcedores vascaínos em peso a partir dos 30’ do 1º tempo foi um diferencial em termos motivacionais para a equipe cruz-maltina.
Se por um lado o time tricolor não se intimidou com a pressão da torcida rival, por outro não apresentou aquela motivação a mais comumente abastecida pelas arquibancadas. Em resumo, os jogadores do Vasco pareciam mais “pilhados” em boa parte do jogo.
Coletivo vai bem, mas individual deixa a desejar
Em termos coletivos, é possível afirmar que o Flu teve uma boa atuação. O time novamente seguiu a cartilha do treinador. Conseguiu impor seu estilo de jogo, controlando a posse de bola (70% a 30%) e buscando evitar contra-ataques. Desta forma, apesar de certa dificuldade para atravessar as linhas vascaínas, criou mais chances que o rival.
Vasco x Fluminense — Foto: Lucas Merçon
Chances desperdiçadas e gol sofrido em jogada isolada
Neste domingo, nem foram tantas, mas três delas resultaram em chances reais: com Yony González (39’ do 1º tempo), com Everaldo (3’ do 2º tempo) e com Luciano (17’ do 2º tempo). Mas o ataque, o melhor da competição até aqui, dessa vez não conseguiu converter as oportunidades em bola na rede.
Vasco x Fluminense — Foto: André Durão/GloboEsporte.com
O Vasco não teve chances claras de gol. Conseguia incomodar ao subir a marcação e pressionar a saída de bola. E alcançou o gol em uma jogada isolada aos 35' do 2º tempo. Em uma falta cobrada da intermediária, Danilo Barcelos levantou na área, a bola passou por todo mundo e entrou.
O gol de Vasco 1 x 0 Fluminense pela final da Taça Guanabara
Esperança para a torcida
Como conforto para a torcida tricolor, o Fluminense ainda não conta com três dos principais jogadores do elenco: Ganso, Gilberto e Pedro. Os dois primeiros estão próximos de estrear na temporada e podem pintar já na abertura da Taça Rio, contra o Bangu, na próxima sexta-feira. Já o centroavante ainda vai demorar um pouco mais para retornar aos campos. Em um time em que o ponto forte tem sido o jogo coletivo, a qualidade individual desses jogadores pode ser o diferencial para decidir partidas como a deste domingo.
Gilberto, Ganso e Pedro assistem à Vasco x Fluminense — Foto: Felipe Siqueira
Mín. 24° Máx. 38°