Há quem diga que os principais campeonatos nacionais na Europa são competições de apenas dois times. Quando muito, aparece um terceiro candidato ao título. Mas nesta temporada, duas ligas levaram a falta de competitividade ao extremo. Na Itália e na França, o campeonato é de um time só. Difícil imaginar que a Juventus não fature o Scudetto, e o Paris Saint-Germain não ganhe a Ligue 1. Faltando um terço para o fim da temporada, a dúvida é saber qual dos dois vai garantir matematicamente a taça primeiro.
Não deve ser fácil promover um campeonato que já acabou faz tempo. Ainda mais quando até os vice-líderes colaboram com o primeiro colocado. Na Itália, por exemplo, o Napoli tropeçou em casa: 0 a 0 com o Torino. E a Juventus, que abriu a 24ª rodada fazendo 3 a 0 no Frosinone, agradeceu: agora o time de Cristiano Ronaldo tem 13 pontos de diferença (66 a 53).
Na França não é diferente. O Lille também ficou no 0 a 0 com o Montpellier, diante da torcida, pela 25ª rodada. O PSG não tem nada com isso. Mesmo sem Neymar e Cavani, machucados, bastou um bonito voleio de Mbappé para o líder isolado derrotar o Saint-Étienne por 1 a 0, fora de casa, e chegar aos 62 pontos, abrindo 12 de vantagem para o Lille. Detalhe: o PSG tem dois jogos a menos. Na quarta-feira, paga um desses jogos atrasados - recebe o Montpellier - e pode colocar 15 de frente na liderança. Tem graça isso?
Mbappé comemora após marcar o gol da vitória do PSG sobre o Saint-Étienne — Foto: Emmanuel Foudrot/Reuters
E na França? Não é muito diferente. O PSG venceu cinco das últimas seis edições do Campeonato Francês - na temporada 2016/17, o campeão foi o Monaco. Neste período, iniciado na temporada 2012/13, levou também quatro Copas da França (em 2015, 2016, 2017 e 2018, e já está nas quartas de final este ano), e conquistou as últimas cinco Copas da Liga (desde 2015). Bom, pelo menos dessa vez não vai ter Tríplice Coroa nacional: o PSG caiu nas quartas diante do Guingamp. Já é um alento.
E NOS OUTROS CAMPEONATOS DE DOIS TIMES?
Augsburg x Bayern de Munique — Foto: REUTERS/Andreas Gebert
Na contramão de Itália e França, a Alemanha dessa vez tem novidade. Até a última temporada, o Bayern de Munique vinha no ritmo de Juventus e PSG: seis títulos seguidos na Bundesliga. Mas agora o Borussia Dortmund, que está na fila desde o bicampeonato de 2011/12, tenta atrapalhar a brincadeira dos bávaros. Ainda assim, convém não duvidar do Bayern. A vantagem do Borussia na liderança não dá margem a erros: o time encerra nesta segunda-feira a 22ª rodada, fora de casa, contra o Nuremberg, precisando ganhar para manter os cinco pontos de diferença para os atuais hexacampeões, vitoriosos de virada diante do Augsburg na sexta-feira passada. Se perder, serão apenas dois pontinhos (50 a 48) separando os rivais (confira a tabela completa).
Em Portugal, essa história de campeonato de dois times é levada a sério: Porto e Benfica se revezam desde a temporada 2002/03. Foram 10 títulos portistas no período, contra seis conquistas do time de Lisboa. Adivinhe como está o campeonato este ano: Porto é o líder, com 54 pontos, depois de ganhar do Vitória de Setúbal por 2 a 0 no sábado passado, com o Benfica em segundo, 50 pontos e a chance de encostar nesta segunda, no encerramento da 22ª rodada, quando pega o Desportivo Aves fora de casa (confira a tabela).
EMOÇÃO É NA INGLATERRA
Sabe quantos campeões teve a Premier League desde a temporada 2012/13, essa que marca o início da supremacia de Juventus, PSG e Bayern de Munique nos seus países? Quatro! Manchester United (2012/13), Manchester City (2013/14 e 2017/18), Chelsea (2014/15 e 2016/17) e o surpreendente e inesquecível Leicester (2015/16). E sabe como está a Premier League nesta temporada? Simplesmente imprevisível: Manchester City e Liverpool empatados na liderança, com 65 pontos (mas o City tem um jogo a mais), e o Tottenham à espreita, em terceiro, com 60.
DISPUTA BOA TAMBÉM PELA CHUTEIRA DE OURO
Messi comemora o gol em Barcelona x Valladolid — Foto: REUTERS/Albert Gea
Jogadores que contribuíram em 25 gols ou mais nas cinco maiores ligas da Europa
Mín. 24° Máx. 38°