O deputado estadual Zeca do PT finalizou o ano de 2024 com brilhante atuação parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Com foco na Agricultura Familiar, Zeca teve trabalho combativo para garantir ampliação de direitos e garantias para os trabalhadores rurais.
Na Casa de Leis, foram apresentados pelo parlamentar mais de 126 indicações, 37 requerimentos, 11 moções e quatro projetos de resolução, que são instrumentos para dar encaminhamentos às demandas sociais.
Zeca também teve 31 propostas aprovadas na Casa de Leis sugerindo emendas ao Orçamento Estadual de 2025, sendo a maioria das proposições voltadas a melhorias nas estradas que dão acesso a comunidades agrícolas de Mato Grosso do Sul. O deputado ainda realizou cinco reuniões da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas, a qual é presidente, e duas audiências públicas - sobre reativação da malha oeste ferroviária e políticas públicas para os pescadores artesanais de Mato Grosso do Sul.
O ano de 2024 foi marcado por severos períodos de seca e incêndios. Centenas de pequenos agricultores sofreram com perdas e Zeca intermediou com os ministros Paulo Teixeira e Wellington Dias, do Governo Federal, e com o governador Eduardo Riedel, a distribuição de cestas básicas e insumos agrícolas para que esses trabalhadores se mantivessem financeiramente e recuperassem seus rebanhos e lavouras.
No segundo semestre, Zeca celebrou a aprovação do FGO (Fundo Garantidor de Operações) no Senado Federal, que vai garantir o acesso dos pequenos produtores a créditos do Pronaf.
"Ouvindo o drama dos agricultores amiliares, que por diversas vezes relataram a mim e ao deputado federal Vander Loubet as dificuldades de acessarem aos créditos do Pronaf, passamos a acionar o Governo Federal solicitando a viabilização do Fundo Garantidor de Operações. Agora, com a aprovação desse projeto, os trabalhadores terão a tranquilidade de conseguirem financiamentos para impulsionarem a produção em suas propriedades", celebrou o deputado Zeca.
O deputado também segue honrando seu compromisso de buscar a destinação de recursos do Fundersul para pavimentação de rodovias que dão acesso a importantes núcleos da Agricultura Familiar no Estado. No ano de 2025, três pedidos de pavimentação de estradas feitos por Zeca devem avançar: MS-444, em Selvíria; MS-345, em Aquidauana e; estrada que liga o assentamento Nova Itamarati ao distrito Itahum, em Ponta Porã e Dourados.
Por fim, 2024 foi um ano em que Zeca se dedicou para recuperar a força do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul. Na Capital, foi candidato a vice na chapa liderada pela deputada federal Camila Jara, que obteve 41.966 votos. No interior, Zeca foi presença constante para auxiliar na eleição de 37 vereadores do PT. "Nosso esforço e dedicação não foram em vão, pois garantimos a ampliação da nossa bancada nas Câmaras Municipais. Devemos seguir lutando por aqueles que mais precisam e por municípios, um estado e um país cada vez menos desiguais e com mais oportunidades para todos e todas. Ousar lutar, ousar vencer", enfatiza Zeca do PT.
Mín. 17° Máx. 36°