Demitido pela TV Globo nesta quarta-feira (30), o jornalista Rodrigo Bocardi foi alvo de uma série de acusações que culminaram em seu desligamento. De acordo com o F5, entre os motivos, está a descoberta de que ele preparava políticos para aparecem na emissora.
Conforme a Folha, interna e externamente, todos foram pegos de surpresa com o comunicado oficial da Globo anunciando a saída do apresentador do time de contratados. O departamento de jornalismo, em especial, ficou chocado com a demissão, já que não havia qualquer indício de bastidor que ele seria desligado.
Segundo o F5, a decisão do desligamento partiu do compliance da Globo, que consiste no conjunto de práticas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normais legais da empresa.
Isso ocorreu porque Bocardi foi acusado de, em paralelo ao trabalho no canal, prestar serviços de assessoria para uma empresa que atende contas públicas, incluindo prefeituras da região da Grande São Paulo.
Atuando como media training, ele ainda estaria preparando políticos e empresários para aparecerem na emissora, ganhando dinheiro “por baixo dos panos” por isso.
As práticas desrespeitam as normas da Globo e o código de ética do jornalismo. Em comunicado, o canal diz que não comenta decisões de compliance e não vai se manifestar a respeito. Bocardi, por sua vez, também se mantém em silêncio sobre sua demissão.
Mín. 21° Máx. 37°