Estado Pesca
‘Pesque e solte’ é liberada na calha do rio Paraguai a partir de sábado
Modalidade amadora precisa seguir pesca responsável para evitar penalidades
31/01/2025 14h13
Por: Tribuna Popular Fonte: Midiamax
Pesca em MS (Divulgação, Imasul)

A partir do próximo sábado (1°), a modalidade amadora conhecida como “pesque e solte” estará liberada na calha do rio Paraguai. O período de defesa, a Piracema, continua em vigor em rios de Mato Grosso do Sul.

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) detalha a liberação prevista no Decreto Estadual nº 15.166, de 21 de fevereiro de 2019, onde também consta as cotas e tamanhos mínimos e máximos dos peixes a serem pescados.

Sendo assim, a prática que consiste em pescar e devolver o peixe vivo ao rio deve seguir medidas para garantir a sobrevivência das espécies nos rios, por exemplo:

“Essa medida visa encontrar um equilíbrio entre a prática da pesca esportiva e a preservação ambiental, especialmente no período de reprodução das espécies”, destaca o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges.

Penalidades

O pescador amador flagrado desrespeitando as medidas pode ser autuado e penalizado pelas infrações, sujeito à multa e prisão de um a três anos, além de ter material de pesca, embarcações, motores e veículos apreendidos.

Vale lembrar que a Piracema ainda está em vigor em todos os rios do Estado. O período de defeso garante a a reprodução e a sustentabilidade dos peixes.

Dicas

O Imasul divulgou uma lista de dicas que favorecem a sobrevivência e a saúde dos exemplares captura na pesca esportiva: