Maicon Fernandes Isnarde, de 21 anos, morreu afogado na tarde do último domingo (9) ao sair para mergulhar no lago do Parque Sucupira, ponto turístico de Naviraí, município localizado na região sul do estado.
Segundo informações divulgadas pela mídia local, Maicon era residente da aldeia indígena Jaguapiru, em Dourados, e estava em Naviraí para trabalhar, fazendo diárias em um "arrancadão de mandioca".
Ele teria ido ao parque, local muito visitado pela população naviraiense e por turistas que passam pela cidade, e devido ao forte calor arriscou entrar no lago do parque, que é proibido para banho. No local, placas alertam para os riscos, e apontam a proibição do mergulho.
Mesmo assim, por volta das 15h30 a vítima mergulhou no lago, onde momentos depois foi encontrado boiando. Pessoas que caminhavam nas proximidades avistaram o corpo, o retiraram da água e acionaram o Corpo de Bombeiros.
Apesar das tentativas de reanimação, Maicon morreu no local.
A polícia e os bombeiros ainda trabalham para identificar qual fator colaborou para o afogamento de Maicon.
Segundo o portal Panorama do MS, o prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno (PL), manifestou pesar pelo afogamento, se solidarizando com a família do jovem, e alertou sobre a proibição do uso do lago por banhistas. Confira:
“Lamentavelmente foi registrada esta tragédia. As apurações sobre este afogamento seguem por parte das autoridades. Voltamos a alertar todas as famílias para que não deixem seus filhos nadarem no local. Não pode. Não há segurança para a presença de banhistas na área. O lago complementa a praça de lazer, é um ponto turístico de contemplação. Recentemente, reunimos os órgãos de Segurança Pública de Naviraí para, juntos, tomarmos medidas de segurança para o Parque Sucupira. Portanto, já estamos discutindo ações junto com o Corpo de Bombeiros, com a Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos ligados diretamente à segurança da comunidade”, afirmou o prefeito de Naviraí.
Parque recebeu manutenção recentemente
O Parque Municipal Sucupira é um dos locais mais visitados em Naviraí, se tornando ponto turístico da cidade. Ele possui uma área de mais de 71 mil m², pista de caminhada com mais de 800 metros, duas quadras de areia para a prática de voleibol e futebol, quadra sintética para futebol, local de ginástica para a terceira idade, balanças, além do lago central e diversas árvores nativas.
O espaço é bastante visitado durante o fim de tarde e a noite, e por isso possui iluminação completa, com postes e refletores.
Em janeiro deste ano, assim que assumiu o cargo, o prefeito Rodrigo Sacuno (PL) iniciou, através da Gerência Municipal de Serviços Públicos, manutenções completas nas dependências do Sucupira, com retirada do mato, roçada do matagal, limpeza dos passeios e poda de árvores.
Segundo a nova gestão, o parque havia sido deixado em estado de "abandono".
“Este parque já foi um dos cartões postais da cidade. A falta de manutenção e de carinho com os bens públicos gerou reclamações da população e até nos revolta a situação em que encontramos o Parque Sucupira. Para acabar com esse estado de abandono, vamos promover a revitalização deste espaço, que também é turístico. Assim, devolveremos à população um ambiente adequado para lazer e convivência, um espaço agradável de frequentar, um cartão de visita urbanístico, de lazer, de esportes e entretenimento”, disse o prefeito à época.
CUIDADOS
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de atitudes podem evitar tragédias em banhos de mar, rio, piscina, cachoeira, córregos, riachos e lagoas. Veja:
Primeiros socorros
Se ver alguém se afogando, tome as seguintes atitudes: