Geral Dourados - MS
Ronda escolar garante prevenção e acolhimento para comunidade
As equipes são direcionadas para durante as rondas estarem sempre com os vidros abaixados nas viaturas, prontas para um atendimento ágil diante de ...
11/02/2025 09h03
Por: Tribuna Popular Fonte: Prefeitura de Dourados - MS

As equipes são direcionadas para durante as rondas estarem sempre com os vidros abaixados nas viaturas, prontas para um atendimento ágil diante de um chamado externo

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Guardas municipais constroem elo com crianças e adolescentes durante as rondas escolares. Foto: A. Frota

Durante os períodos matutino, vespertino e noturno, a Guarda Municipal de Dourados faz o trabalho da ronda escolar em diversas regiões da cidade. Sob direcionamento do prefeito Marçal Filho, as ações foram intensificadas neste início do ano letivo e visam, além da prevenção de crimes, a aproximação da GMD com a comunidade.

Em escolas públicas e privadas, as equipes têm acompanhado a chegada e a saída dos alunos, bem como acompanhado a movimentação no entorno das unidades, durante todo o dia. As ações consistem em abordagens quando necessário, mas principalmente atuar de forma preventiva e orientativa.

“Nosso foco é levar tranquilidade e segurança para os pais, alunos, toda a comunidade escolar e para a população em geral. As equipes desenvolvem um trabalho acolhedor e de orientações diversas com a população, o que é um pedido do prefeito Marçal Filho para gerar mais proximidade e confiança”, destaca o comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos .

Conforme o inspetor Weslei Ferruzzi, as equipes são direcionadas para durante as rondas estarem sempre com os vidros abaixados nas viaturas, prontas para um atendimento ágil diante de um chamado externo. Os guardas observam a movimentação em um todo e também atendem as demandas via rádio.

Ferruzi destaca que durante o trabalho, a intenção é construir uma proximidade que agregue em confiança, pois assim, por exemplo, as crianças ou a comunidade em geral podem apontar situações que gerem temor ou algo fora da normalidade na região. “Nosso grande foco é trabalhar e ter uma amizade com a população, com a comunidade escolar, um contato que não seja intimidador, pelo contrário, que possibilite essa aproximação, sempre voltado para prevenção e humanização”, aponta, ao frisar ainda que é intérprete de Libras e presta apoio na questão da acessibilidade ao público com deficiência auditiva.

Logo nas primeiras horas da manhã, equipes da GM já conduziam as rondas escolares no início do ano letivo da Reme em Dourados- Foto: A. Frota

Para a inspetora Luiza Ibanhes, as equipes têm conseguido criar um elo com a população. Ela cita que os guardas municipais costumam ser recepcionados com gentileza pelo público e que, por muitas vezes, acabam sendo vistos como referências. “Muitos, quando nos veem passando já acenam, crianças vêm nos abraçar, conversar, isso é gratificante”, enfatiza. “Têm muitos casos que alunos vêm nos dizer que também querem ser guardas futuramente e isso é muito significante, pois percebemos na criança que temos conseguido influenciar positivamente, o que nos motiva a trabalhar com ainda mais afinco”, completa Luiza.

As equipes da GM também realizam juntamente a comunidade escolar durante todo o ano palestras e dinâmicas com temas voltados para orientação no trânsito, combate às drogas, combate ao tabagismo, combate aobullying, entre outros, o que é coordenado pela Diretoria de Formação e Ensino da instituição.