Enquanto os titulares ainda não estrearam na temporada 2021 no Fluminense, um jogador em especial tem aproveitado bem a oportunidade neste início de Campeonato Carioca: o meia-atacante Gabriel Teixeira. Titular em três dos quatro primeiros jogos, o jovem de 19 anos tem “furado a fila” no Tricolor e mostrado ao técnico Roger Machado que poderá ser útil ao longo do ano. O garoto, que renovou recentemente, tem contrato com o Tricolor até o fim de 2024.
Mais uma joia formada em Xerém, Gabriel Teixeira foi um dos destaques do time Sub-20 na temporada passada, ao lado de John Kennedy. Promovido ao Sub-23, ele integrou o grupo que iniciou o Carioca enquanto o elenco principal aproveitava a folga pós-Brasileirão.
Curiosamente, Gabriel sequer começaria jogando na estreia da temporada, contra o Resende. Ele ganhou, de última hora, a vaga de Marcos Paulo, que havia treinado de titular durante a semana, mas perdeu o lugar em razão do imbróglio com o Atlético de Madrid.
E Gabriel aproveitou a chance com unhas e dentes. Demonstrando muita personalidade e confiança, foi o grande nome do time na estreia contra o Resende, fazendo boa dupla com Miguel, que acabou ofuscado por sair ainda no 1º tempo após passar mal. Apesar da derrota tricolor no fim, o meia causou boa impressão com o repertório de passes em profundidade e finalizações de fora da área.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Gabriel Teixeira e Miguel em Resende x Fluminense — Foto: André Durão
Na segunda partida, derrota para Portuguesa por 3 a 0, Gabriel não conseguiu repetir a atuação da estreia, assim como todo o time. Apesar de ter se movimentado bastante e arriscado alguns chutes, pecou em algumas tomadas de decisão, fruto ainda da pouca experiência.
Com a volta de alguns reservas do elenco principal a partir da terceira rodada, a garotada do Fluminense acabou sendo preterida na estreia do técnico Roger Machado. Na vitória no Fla-Flu, Gabriel Teixeira começou no banco de reservas, mas foi a primeira opção de substituição do treinador, entrando no lugar de Fernando Pacheco ainda no intervalo.
E deixou boa impressão. Tanto que, com a lesão do peruano, Gabriel foi quem ganhou a vaga no time titular para o jogo do último sábado, sendo o único da garotada a começar jogando na vitória por 1 a 0 sobre o Bangu. E em uma atuação apagada da equipe tricolor, era dos pés do jovem meia que saíam as jogadas mais objetivas, principalmente no 1º tempo.
Gabriel Teixeira em Bangu x Fluminense em São Januário — Foto: André Durão
Biel para os companheiros de elenco, Gabriel Teixeira ainda tem pontos a evoluir. Em alguns momentos peca em tomadas de decisão, demora a passar a bola. Precisa também aprimorar a marcação. Mas demonstrou nesses primeiros jogos que tem muita qualidade técnica e visão de jogo. Em mais uma temporada que promete ser longa, o meia de 19 anos já ganhou pontos com a torcida e com o treinador e mostra que pode ser muito útil ao Fluminense mesmo com o retorno dos titulares.
*Globo Esporte
Mín. 24° Máx. 38°