António Oliveira é o novo representante luso na elite do futebol brasileiro. O técnico vai comandar o Athletico e ampliar a lista de portugueses na Série A. Já são quatro nomes desde a chegada de Jorge Jesus: Jesualdo Ferreira, Ricardo Sá Pinto, Abel Ferreira e, agora, António Oliveira.
Jorge Jesus comandou o Flamengo entre junho de 2019 e julho de 2020 e acumulou taças no comando rubro-negro: Campeonato Carioca, Supercopa, Brasileirão, Libertadores e Recopa Sul-Americana. O sucesso do "Mister", claro, abriu portas para compatriotas.
Jesualdo Ferreira treinou o Santos por oito meses, de dezembro de 2019 a agosto de 2020, e acabou demitido com 49% de aproveitamento. Ricardo Sá Pinto chegou ao Brasil na sequência e ficou só dois meses no Vasco, entre outubro e dezembro de 2020. Saiu com 33%.
Abel Ferreira voltou a recolocar um técnico português em destaque a nível nacional e até continental. Contratado em novembro passado, ele ajudou o Palmeiras a conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores de 2020. Ele tem 62% de aproveitamento em 36 partidas até agora.
Quinto técnico português na elite do futebol brasileiro de 2019 para cá, António Oliveira atribui essas oportunidades justamente a Jorge Jesus.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
- É evidente que foi muito por parte do Jorge Jesus, que abriu muitas portas para novas oportunidades a treinadores portugueses principalmente na Série A. Essas oportunidades têm muito a ver com o sucesso do Jorge Jesus, que, ainda hoje, é muito falado aqui (no futebol brasileiro) - falou ao canal Quarentena da Bola em dezembro.
António Oliveira chegou ao Athletico em outubro de 2020 para ser o auxiliar de Paulo Autuori. Com o fim do Brasileirão, o português assumiu o time de aspirantes no Campeonato Brasileiro.
António, então, ganhou uma chance como técnico do time principal porque Paulo Autuori virou (exclusivamente) diretor técnico e porque o clube não encontrou outro nome no mercado.
- Há uma questão muito clara que eu quero dizer: o treinador brasileiro também tem muita competência. E temos aqui, por exemplo, o Paulo Autuori. Mas é claro que, a partir dessa partilha do conhecimento, é que nós conseguimos crescer e evoluir. Todos, brasileiros e portugueses, aprendem com isso - completou o comandante rubro-negro.
António vai comandar o Athletico em Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão — Foto: Athletico
*Globo Esporte
Mín. 24° Máx. 38°