Um dos painéis do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, realizado nesta quarta-feira (19), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, reuniu importantes figuras do setor empresarial e autoridades para discutir a implementação de um dos projetos mais estratégicos da América do Sul. A Rota Bioceânica, que promete interligar quatro países e gerar novas oportunidades comerciais, foi o foco de um dos painéis do evento, com ênfase no papel do setor privado nesse processo.
Rodrigo Possari, Diretor da Cruzeiro do Sul Transportes, esteve entre os participantes do painel, onde, junto com outros empresários e especialistas, discutiu os desafios e as oportunidades criadas pela rota. O painel abordou temas como questões aduaneiras, infraestrutura, segurança, logística, além de oportunidades de negócios nos setores de comércio exterior e turismo, todos aspectos que prometem beneficiar a economia regional e nacional.
Ao lado de Possari, o evento contou com a participação do diretor da Fiems e CEO da Amireia Pajoara, João Paulo Piotto, e do diretor de relações internacionais do Sistema Fiems, Aurélio Rolim Rocha. Também participaram o CEO da REM Industries, João Pimenta Camargo, entre outros líderes empresariais que destacaram a importância de unir esforços entre o setor privado e público para viabilizar a Rota Bioceânica.
A Rota Bioceânica, com potencial para conectar mercados e ampliar o comércio entre os países da região, se apresenta como uma via estratégica para o desenvolvimento de diversas esferas socioeconômicas. O evento foi uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com apoio da Fiems e Sebrae-MS.
Confira a fala do empresário durante o evento: