O prefeito Marçal Filho destacou que escolheu para a Secretaria Municipal de Educação profissionais que acompanham essa realidade há muito tempo e estão dispostos a traçar caminhos positivos
Prefeito Marçal Filho dialogou com servidores da Educação de Dourados. Foto: A. Frota
O prefeito Marçal Filho recebeu na manhã desta quinta-feira (27) servidores da Educação de Dourados, representados pelo Sindicato Municipal dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (Simted) e pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). O encontro, agendado a pedido do próprio prefeito, foi marcado pelo diálogo e os educadores puderam expor as demandas existentes no setor.
Durante o encontro com os representantes dos trabalhadores em educação, Marçal Filho se mostrou aberto a compreender os processos diários que impactam na vida dos educadores e, consequentemente de toda a população. Ele destacou que escolheu para a Secretaria Municipal de Educação profissionais que acompanham essa realidade há muito tempo e estão dispostos a traçar caminhos positivos.
Marçal Filho enfatizou que a atual gestão sempre tratará os representantes sindicais com respeito e transparência. “Sempre fui muito aberto ao diálogo e quis conhecer de perto todas que envolvem a área atualmente na nossa cidade, então pedi que essa reunião fosse agendada”, destacou. “Hoje estou aqui para ouvir as demandas e juntamente com nossos gestores da pasta, que são pessoas conhecedoras do cotidiano da Educação reunir esforços para gente melhorar sempre tanto para quem está ensinando, como para quem está aprendendo e consequentemente para as famílias”, apontou.
O professor Jaime Teixeira, presidente da Fetems, disse que esse primeiro encontro do ano com o prefeito Marçal Filho foi bastante significativo e gera perspectiva de progressos para a classe. “A minha avaliação é que as gestões públicas cada vez mais estão entendendo a necessidade de diálogo com os trabalhadores de educação”, argumentou. “Debatemos com o Marçal todos os aspectos da educação e o que buscamos é que seja democrática, laica, que dê acesso a todos”, concluiu. Para o presidente do Simted, Thiago Coelho, o encontro demonstrou que a gestão municipal almeja construir tratativas otimistas e o momento é de ‘esperançar’. “Esperançar é a gente trabalhar para ter uma educação mais qualificada, valorizada no município”, enfatizou. “O governo Marçal Filho abriu esse primeiro diálogo com a categoria, uma demonstração política de que há vontade de valorizar o trabalhador, a educação e organizar nossa casa, que por muito tempo, nesse setor específico da educação, foi abandonada e colocada em segundo plano”, afirmou.
Mín. 20° Máx. 26°