Segunda ação realizada em Dourados mostra que os moradores têm sido receptivos em participar com a colocação de materiais em desuso na frente das residências
Ação de limpeza começou na segunda-feira e tem como proposta recolher mobílias e outros materiais em geral em desuso que estão acumulados no terreno dos moradores– Foto: A. Frota
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) da Prefeitura de Dourados recolheram de segunda-feira até ontem (27), 202 toneladas de materiais em desuso descartados por moradores dos bairros Jóquei Clube e São Braz. A ação faz parte do mutirão de limpeza urbana e visa manter a cidade organizada, além de evitar acúmulo de entulhos em vias públicas e terrenos baldios.
Entre os itens recolhidos estão móveis velhos, eletrodomésticos inutilizados, entre outros objetos que poderiam se tornar focos de proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Esta é a segunda região da cidade a receber mutirão de limpeza da prefeitura. A primeira foi o Canaã I, local onde as equipes recolheram 247 toneladas de materiais. Na ação, moradores colocam os produtos na frente das residências, que são retirados pela prefeitura com uso de pá carregadeira, sendo acondicionados em caminhões, para o descarte correto.
O secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, destaca que aceitação da população tem sido significativa e que por meio de ações como esta a intenção do prefeito Marçal Filho é a de garantir uma cidade limpa e mais acolhedora. A proposta também tem como medida fazer o descarte correto de materiais, já que os resíduos sólidos urbanos devem ser compreendidos como um problema de saúde pública e que as consequências de seu manejo e disposição final inadequado refletem direta e indiretamente na saúde da população.
Na ação desta semana, no bairro Jóquei Clube, foram recolhidas 123,2 toneladas de materiais e na São Braz um total de 78,64 toneladas. “Mais uma vez tivemos reposta imediata da população, que muitas vezes tem itens inservíveis em casa, mas tem dificuldade de levar ao ecoponto ou triturador de galhos da prefeitura, enfim, e com nossas equipes vamos dar o destino correto”, observou. “Essa foi uma iniciativa do prefeito Marçal Filho para agregar em uma cidade mais limpa e, claro, contribuindo para diminuir casos de dengue”, ressaltou o secretário de Serviços Urbanos.
Devido ao feriadão de Carnaval, semana que não haverá mutirão de limpeza e o próximo bairro a receber o serviço ainda está sendo definido. A Prefeitura reforça a importância do descarte correto de materiais e orienta a população a utilizar os serviços de coleta oferecidos pelo município para manter a cidade limpa e segura.
Mín. 20° Máx. 26°