Cidades Saúde
Estado e município alinham estratégias para notificação de doenças compulsórias
Reunião entre técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e lideranças de Jardim fortalece vigilância epidemiológica e monitoramento de vírus respiratórios
13/03/2025 10h06
Por: Tribuna Popular Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

Equipe da Coordenação de Vigilância em Saúde Estadual, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), esteve na quarta-feira (12 de março), no Núcleo Regional de Saúde de Jardim, com técnicos e lideranças do setor do município, para discutir os fluxos de notificação de doenças compulsórias, aquelas que devem ser comunicadas à autoridade de saúde, de acordo com a legislação vigente. 

A reunião contou com a presença de Karine Barbosa, coordenadora de Emergência em Saúde Pública da SES; Naira Rocha Chaves, técnica da Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias; Grazielli Romera, gerente dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares; e Letícia Stanczyk, da Gerência do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde. Também estiveram presentes Jorge Cafure Junior, secretário de Saúde de Jardim; Ciro Polidoro, coordenador de Vigilância em Saúde; Janaína Willeman, chefe do Núcleo Regional de Jardim; e a Dra. Patrícia Ruiz, diretora-clínica do Hospital Marechal Rondon.

Foram repassados conceitos da relevância das notificações compulsórias; apresentado o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - Cievs; e estabelecidas estratégias de vigilância sentinela para síndrome gripal e monitoramento de vírus respiratórios.