A 81ª Expogrande começa na quinta-feira (4), e a expectativa da organização do evento é atrair até o domingo (14), 120 mil pessoas. O movimento na economia deve ser maior do que o ano passado: R$ 26,5 milhões em negócios são esperados pela organização da feira agropecuária.
Durante visita ao Jornal Midiamax, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Jonatan Barbosa, falou sobre as expectativas e a importância da Expogrande para o Estado. Também conhecida pelos aguardados shows, Barbosa fez questão de destacar que as atrações são ingredientes da festa. “Os shows são um ingrediente a mais”, já que a Expogrande é considerada a segunda maior feira agropecuária do país.
“A Expogrande é referência nacional para o mercado da carne do boi, como também de outras potencialidades, e nós queremos mostrar a força da agricultura, pecuária, implementos, maquinários, e muitas outras novidades”.
Ainda de acordo com o presidente da Acrissul, a feira não movimenta apenas o agronegócio em Mato Grosso do Sul. “Durante a Expogrande são gerados mais de 2 mil empregos indiretos e 500 empregos diretos. É a maior festa de Campo Grande e o evento aquece a economia da Capital, pois os hotéis ficam lotados, os taxistas lucram e, paralelamente, são gerados mais de 5 mil empregos”, afirma.
No ano passado, a feira movimentou mais de R$ 25 milhões em negócios, contou com a presença de 1,7 mil expositores e um público de 120 mil pessoas. Para este ano, a organização espera um aumento de 6% nos negócios e estima que se mantenha o público do ano passado.
A solenidade de abertura, que acontecerá às 19h de quinta-feira, no Tatersal de Elite da Acrissul, contará com a presença da Ministra da Agricultura Tereza Cristina. “Ela vai receber uma homenagem do selo para o Brasil e passará a ser selo em todas as cartas. O Correios tem essa tradição conosco e neste ano indicamos ela. É a primeira vez que contemplamos uma mulher. Ela é associada da Acrissul, produtora rural e é ministra daqui, é uma novidade muito interessante”, ressalta Barbosa.
Órgãos do governo do estado estarão diariamente atendendo a população durante a festa. “O governo vai se instalar dentro da Expogrande, vai ter um grande pavilhão, cada dia com uma secretaria, sendo a governadoria, o dia principal. Serão realizados expedientes normais, entre audiências e decisões, é um governo itinerante lá dentro” ressalta.
Mín. 22° Máx. 39°